Nome de novo gênero de aranha homenageia David Bowie e suas 54 espécies, músicas do cantor

Nome de novo gênero de aranha homenageia David Bowie e suas 54 espécies músicas do cantor

Se ainda estivesse vivo, o cantor britânico David Bowie teria feito 75 anos em janeiro de 2022. Desde muito cedo envolvido com a música – aos 13 anos já era fã de jazz e começou a aprender a tocar o saxofone, ele se tornou um ícone do cenário artístico mundial. Visionário e irreverente, chegou ao topo das paradas com a música “Space Oddity”, em 1969, quando levou ao estrelato o famoso personagem da canção, Major Tom.

Para homenagear esse músico sem igual, o alemão Peter Jäger, aracnologista do Instituto de Pesquisa Senckenberg e do Museu de História Natural de Frankfurt, acaba de batizar um novo gênero de aranhas, originário da Ásia, com o nome de Bowie. Além disso, as 54 espécies já conhecidas desse gênero ganharam os títulos de seus trabalhos, ou seja, há a Bowie majortom, Bowie rebelrebel, Bowie ziggystardust, Bowie teenagewildlife, Bowie chinagirl, Bowie lazarus e Bowie blackstar

O novo gênero Bowie pertence à família de aranhas-armadeiras Ctenidae, que inclui representantes de menor porte, com um comprimento de corpo de apenas dois milímetros, e outros maiores, de até 5 centímetros. A maioria delas é encontrada em regiões tropicais e uma das mais famosas é uma espécie do Brasil, a aranha-bananeira (Phoneutria fera), muito agressiva e venenosa.

“Ao examinar espécies de uma linhagem predominantemente asiática nesta família, logo percebi que elas não poderiam ser atribuídas a nenhum gênero preexistente. Portanto, dediquei esse novo gênero a David Bowie e o chamei simplesmente de Bowie!”, disse o cientista.

Não é preciso nem dizer que ele é fã de carteirinha de Bowie, não? Em 2008, uma espécie de aranha foi batizada de Heteropoda davidbowie.

“Por ocasião do aniversário de 75 anos de Bowie, queria homenagear este artista incomparável que nos deixou muito cedo, mas o que mais me importa aqui é a ideia de conservação: só protegemos o que conhecemos – e um nome atraente é muito mais provavelmente será lembrado”, explica.

Nome de novo gênero de aranha homenageia David Bowie e suas 54 espécies músicas do cantor

Bowie neukoeln é encontrada na Malásia

Jäger acredita que ao escolher nomes de celebridades para as aranhas, eles as torna mais conhecidas e chama a atenção para a imensa diversidade de aracnídeos ainda desconhecidos pela ciência. No passado, o pesquisador alemão já homenageou Greta Thunberg, Nina Hagen e Malala Yousafzai.

O gênero Bowie é agora o segundo maior da família das aranhas-armadeiras. Esses animais vivem em florestas do Nepal e do sul da Índia, passando por grande parte do sul e sudeste da Ásia, até Papua Nova Guiné.

“Especialmente essas espécies endêmicas, que estão restritas a uma área muito específica, devem ser consideradas potencialmente ameaçadas – mesmo pequenas mudanças em seu habitat podem levar à extinção”, alerta Jäger.

David Bowie faleceu em 2016, vítima de um câncer.

Nome de novo gênero de aranha homenageia David Bowie e suas 54 espécies músicas do cantor

Bowie rebelrebel está entre as novas espécies descritas

*Com informações do Senckenberg Naturmuseum Frankfurt

Fotos: divulgação Senckenberg/Jäger e imagem do artista Facebook David Bowie

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.