PUBLICIDADE

Virada Sustentável: água, clima e outros temas, com muita diversão

virada-sustentavel-2015_

O maior e mais divertido festival de mobilização e educação para a sustentabilidade do país – a Virada Sustentável – chega ao quinto ano com cerca de 750 atrações que serão realizadas em parques, teatros, centros culturais, museus, escolas e universidades da Grande São Paulo, de 26 a 30 de agosto.

Oficinas, workshops, peças de teatro, rodas de conversa, debates, shows, filmes e exposições apresentarão ideias inovadoras e práticas sobre consumo consciente, mobilidade urbana, inclusão social, biodiversidade, cultura de paz, cidadania, com destaque para água e mudanças climáticas. “Recebemos ótimos projetos sobre água, que é um dos grandes temas da atualidade”, conta André Palhano, idealizador da Virada. “E também propostas com foco em mudanças climáticas, como a exposição fotográfica que o Consulado Francês exibirá no Parque CienTec da USP, como parte da preparação oficial para a COP21 (Conferência da ONU), em Paris, em dezembro”. Com este tema, o evento ainda terá workshops, debates e mostras de filmes (O Conexão Planeta participará da ação “Planetários na Virada”, na Biblioteca do Parque Villa Lobos, no dia 29. Em breve, divulgaremos a programação).

A ocupação do espaço públicoprincipal mensagem da Virada – será tema de atividades espalhadas pela cidade e terá participações internacionais, que este ano ganharam novo fôlego com a parceria de consulados e embaixadas. Entre elas está a socióloga holandesa Saskia Sassen, especialista em acupuntura urbana, que debaterá o tema no Auditório do Ibirapuera no dia 26. Ativistas e empreendedores da Suiça (com Urban Farmers e sua técnica de aquaponia), Argentina (representante de Rosário, exemplo de cidade-educadora – fora da escola – na América Latina), Grécia e Espanha também estarão presentes.

Este ano, a agenda de educação do evento ganhou reforço com a participação de dez CEUs. “Queríamos muito estar presentes nas escolas públicas e partilhar de suas experiências com educação integral, e este ano deu certo”, comemora Palhano. “Rapidamente reunimos diversas ONGs interessadas em atuar nesses espaços – Instituto Alana, Instituto Akatu, Aliança pela Água, Awaking Love (do Prem Baba) -, que apresentaram ideias muito bacanas, inclusive para estimular atividades locais”.

A exibição de filmes também cresceu com a adesão do Cine Solar, do VideoCamp do Instituto Alana (uma espécie de “Netflix dos filmes educativos”, como definiu Palhano, que reúne documentários como Muito Além do Peso, Tarja Branca, Território do Brincar, entre outros), além do fotógrafo e ambientalista Yann Arthus Bertrand com seu documentário 6 Bilhões de Outros, exibido no Brasil em 2011, e da programação da Praça Victor Civita.

Qualidade de vida e espiritualidade também ganharam espaço especial na programação deste ano. Com o nome SP+Zen, contará com as presenças de Monja Cohen, Marcia de Luca, Roberto Wong, Fabio Novo, Mirna Grzich, Luc de Boveret, entre outros, que apresentarão palestras curtas no estilo TED, no dia 29, no MAM. Este será o pré-lançamento da Virada Zen que será realizada em novembro, também em São Paulo.

Novidades não faltam nesta edição da Virada Sustentável. E, com tanta variedade de atividades espalhadas pela cidade, vai ser impossível não se render ao evento e sair dele mais consciente sobre as grandes questões da atualidade, depois de tanta diversão. “As pessoas já associam a Virada a uma cidade mais humana e sustentável, aquela que pode ser real, existir o tempo todo”, finaliza Palhano.

Então, fica aqui o convite para você “virar” a cidade de São Paulo de 26 a 30 de agosto. Acompanhe a programação – aberta e gratuita – pelo site e pela página do evento no Facebook.

Imagem: Divulgação

Comentários
guest

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE