PUBLICIDADE

Filhote de anta centro-americana, espécie ameaçada de extinção, nasce no zoológico de San Diego e encanta visitantes

No finalzinho do mês passado, o Zoológico de San Diego, na Califórnia, celebrou o nascimento de um adorável filhote de anta centro-americana ou anta de Baird (Tapirus bairdii). E não é pra menos! 

Além de ter nascido saudável e muito lindinha, a pequena – batizada de Soona pelo público, por meio de votação – pertence a uma espécie que está ameaçada de extinção (como a maioria das antas) e, por isso, enfrenta desafios em seus habitats: na América Central (Costa Rica) e do Sul (extremo norte da Colômbia e em parte do Equador). Também há registros no México (América do Norte).

Soona e Luna, sua mãe, já podem ser vistas pelo público no complexo do zoo, dividindo espaço com as capivaras. E é impossível não se encantar com a filhote que, como todos os recém-nascidos de anta, veio ao mundo lindamente “pincelada” com listras onduladas e riscos que parecem criar uma excelente camuflagem para viver na natureza

PUBLICIDADE
Luna está sempre vocalizando para Soona, que – danadinha! –
adora explorar o recinto, saindo de perto da mãe
Foto: San Diego Zoo Wildlife Alliance

Pena que, quando se tornam adultas, a pelagem do corpo muda para uma cor única e escura, com detalhes em branco no peito, queixo e franjas nas orelhas.

O Zoo de San Diego tem publicado vídeos de Soona nas redes sociais (assista no final deste post) pra contar que ela recebe muitos cuidados da mãe, que sempre vocaliza para que ela – danadinha! – fique por perto. 

Soona está começando a dar alguns zunidos e gosta de brincar com folhas e alimentos, mesmo quando os está comendo.

Os filhotes são muito engraçadinhos com sua “estampa” de listras
e riscos pelo corpo todo, que perde à medida que fica adulta
Fotos (acima e abaixo): San Diego Zoo Wildlife Alliance

Proteção

Claro que seria melhor acompanhar Soona por câmeras instaladas por pesquisadores na natureza. Mas há muitos zoológicos, como é o caso do de San Diego, que desempenham um papel imprescindível na conservação de espécies. 

Devido à caça esportiva, a anta estava sendo dizimada na Costa Rica, que é um dos países que mais protegem a natureza na América Latina. Mas a espécie tem sido pressionada também pela perda de habitat, pela agricultura e pela pecuária.  

Esforços governamentais e de organizações de conservação estão em andamento para proteger os habitats das antas de Baird e promovê-las como animais selvagens emblemáticos, o que pode incentivar o turismo. 

Esta abordagem pode criar empregos para além da agricultura e da exploração madeireira e inspirar as pessoas a ajudar a proteger este animal único.

Jardineira das florestas

Existem 4 espécies de anta no mundo: a anta brasileira ou Tapirus terrestris; a anta centro-americana ou Tapirus de bairdii; a anta da montanha ou Tapirus pinchaque; e a anta asiática ou Tapirus indicus. E não importa qual seja, a anta desempenha papel crucial na manutenção da diversidade biológica das florestas.

Como dispersoras de sementes, contribuem significativamente para os ecossistemas onde vivem, fertilizando o solo. 

Este processo natural promove o crescimento de novas plantas que, por sua vez, fornecem alimento e abrigo para uma grande variedade de outras espécies.

A seguir, veja como Soona está linda e fofa em dois dos vídeos produzidos pelo zoológico:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por San Diego Zoo (@sandiegozoo)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por San Diego Zoo (@sandiegozoo)

_________________

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.

Com informações do San Diego Zoo, Good News Network e Times of San Diego 

Foto (destaque): San Diego Zoo Wildlife Alliance

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE