PUBLICIDADE

Vespa gigante asiática está matando abelhas na Europa, alertam autoridades da Itália

Vespa gigante asiática está matando abelhas na Europa, alertam autoridades

Não bastasse a ameaça enfrentada pelo uso de agrotóxicos em plantações na Europa, abelhas do continente agora sofrem com um novo predador: a Vespa mandarinia, a vespa gigante asiática. Autoridades italianas no Parlamento Europeu alertam sobre a proliferação da espécie invasora e exótica em diversos países e pedem ação para eliminá-las.

A vespa, originária da Ásia, é a maior do mundo, com mais de 5 centímetros, do tamanho aproximado do polegar de uma pessoa adulta. Por causa de sua picada, que possui uma neurotoxina, cerca de 50 pessoas morrem, por ano, no Japão. Além disso, ela pode cuspir seu veneno.

Entretanto, a ‘vespa gigante assassina’, como é popularmente chamada, só ataca os seres humanos quando é incomodada. Na verdade, as principais vítimas da Vespa mandarinia são as abelhas. Um dos principais sinais da presença desse predador é quando elas aparecem decapitadas em colmeias. Em poucos minutos, apenas um desses insetos pode matar dezenas de abelhas. Em menos de quatro horas, 30 delas são capazes de provocar a morte de 30 mil abelhas.

Em 2020 houve um alarde nos Estados Unidos, quando foi registrada a chegada da temida vespa no país e uma operação gigante conseguiu destruir um ninho com mais de 500 delas, sendo 76 rainhas.

PUBLICIDADE

Cientistas não têm certeza de como as vespas gigantes entraram nos Estados Unidos ou na Europa, contudo suspeitam que, assim como outras espécies invasoras, esses insetos podem ter chegado nesses lugares junto com cargas internacionais, seja em navios ou aviões.

Vespa gigante asiática está matando abelhas na Europa, alertam autoridades da Itália

A vespa asiática consegue matar 40 abelhas por minuto
(Foto: USGS Bee Inventory and Monitoring Lab/Creative Commons/Flickr)

Na Europa, a perigosa vespa foi documentada pela primeira vez no começo dos anos 2000 na França. Rapidamente relatos indicaram que ela já era avistada na Espanha e na sequência Bélgica, Holanda, Portugal, Reino Unido e Itália. Neste último ela começou a aparecer na Liguria, depois em Piedmonte, Toscana e mais recentemente na Emilia-Romana e Veneto.

Apicultores italianos estão bastante preocupados com o impacto da vespa em suas colmeias. Na Liguria, as perdas de insetos chegam a 50%.

Enquanto isso na França o prejuízo causado pela Vespa mandarinia na produção de mel beira os 31 milhões de euros por ano e criadores portugueses afirmam que a queda no setor é de 35%.

*Com informações do jornal The Guardian

Leia também:
Apesar de destruição de ninho no ano passado, uma nova vespa gigante asiática é avistada em Washington, nos EUA
A temida formiga-de-fogo-vermelha, uma das mais destrutivas espécies invasoras do mundo, chega à Europa
“Mate-o, esmague-o”, diz nova campanha para tentar combater inseto invasor nos Estados Unidos
Espécies invasoras contribuíram em 60% das extinções de plantas e animais do planeta

Foto de abertura: divulgação Departamento de Agricultura de Washington (WSDA)

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor