
Os incêndios dos últimos meses na região Centro-Oeste do Brasil queimaram 3,461 milhões de hectares no Pantanal. Mais de 25% do bioma foi destruído. Milhares de animais morreram ou foram feridos pelo fogo. Várias organizações e entidades que trabalham nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se uniram para ajudar nas ações de combate às chamas e no resgate e tratamento dos bichos.
O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas – promoveu uma campanha emergencial pelo Pantanal com seu projeto Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB). As doações agora são empregadas na compra de equipamentos, medicamentos e outros materiais usados por veterinários no tratamento de animais resgatados com queimaduras.
“O momento é grave e demanda atenção: milhares de animais estão morrendo, inclusive antas, espécie que estudamos e lutamos para conservar de diversas formas há quase 25 anos. Além disso, o tatu-canastra e o tamanduá-bandeira, espécies que também pesquisamos, estão sofrendo riscos sério”, destaca Andrea Peçanha, coordenadora da Unidade de Negócios do IPÊ.
Uma das doações recebidas pelo IPÊ foi de 100 mil reais e veio das Havaianas, empresa com a qual o instituto já tem uma parceria há 16 anos.
Desde 2004, a marca lança, uma vez por ano, uma coleção de sandálias chamada IPÊ, com animais que retratam a biodiversidade brasileira. 7% do valor das vendas líquidas da linha são destinadas ao trabalho de conservação realizado pela entidade.

Patrícia Medici, coordenadora do INCAB, ao lado do filhote de anta Tiãozinho, que se perdeu da mãe e teve as patas queimadas nos incêndios
Há poucos meses foi lançada a coleção 2020, que conta com as ilustrações de uma perereca-da-folhagem, um gato-mourisco e uma araçari-banana.
O objetivo da parceria entre IPÊ e Havaianas é, através das estampas das sandálias, tornar essas espécies da fauna brasileira mais conhecidas da população. Até hoje já foram vendidas mais de 14,3 milhões de pares.

O gato-mourisco é uma das estampas da coleção atual
Neste momento tão delicado para o Pantanal, toda ajuda é importante. Então, se você está precisando de uma sandália nova, essa é uma ótima dica.
Os novos modelos custam R$ 39,00 e podem ser comprados pelo site da Havaianas e nas lojas físicas, mas também pela loja virtual do próprio Instituto Ipê.
Nas coleções antigas, há algumas espécies do Pantanal, como o tamanduá-bandeira e o jacaré-do-papo-amarelo, além de algumas de outros biomas, como o gavião-real, na imagem abaixo.

—————————————————————————————-
*As equipes que trabalham com o resgate de animais no Pantanal ainda precisam de muita ajuda. Veja como você pode contribuir com outros esforços nesta outra reportagem: Como ajudar o Pantanal
Leia também:
Havaianas e Instituto IPÊ lançam edição especial com estampas de animais em risco de extinção
Patrícia Medici, maior especialista em antas do mundo, inicia projeto inédito da Floresta Amazônica
Ousado, onça-pintada que teve patas queimadas pelos incêndios do Pantanal, volta à natureza
Fotos: divulgação Instituto Ipê/Havaianas
Fico imensamente triste de ver tanta tragedia atingindo nossas florestas e toda vida que nela existe. Espero que possamos mudar está realidade ao escolhermos representante que tenham uma preocupação total com a nossa fauna e flora. Já quero a minha havaianas!😍👏👏
O valor das sandálias não é esse da reportagem. Está 42.99 no site.
Heloisa,
No site da loja do Instituto Ipê está R$ 39,00, exatamente como descrito na reportagem.
Abraço,
Suzana
No site da Ipe tem até por 35,00