No meio de sua enorme colônia na Antártica, ele se destaca. Em vez da tradicional plumagem branca no corpo, a dele é preta. Esse pinguim-gentoo (Pygoscelis papua) é melânico, ou seja, apresenta uma mutação genética que aumenta a produção da melanina, alterando a cor de seu pelo e tornando-o negro. Esses indivíduos são raríssimos na natureza. Estima-se que entre pinguins isso ocorra apenas em um a cada 250 mil.
O pinguim melânico acima foi observado na Baía da Esperança, ao norte do continente antártico, por pesquisadores da Argentina e relatado num artigo científico no jornal Polar Biology.
“A coloração da plumagem é obtida por dois tipos de pigmentos conhecidos como carotenóides e melaninas. Dois tipos diferentes de melanina (feomelanina e eumelanina) são responsáveis por produzir diferentes padrões de pigmentação que oscilam entre a coloração avermelhada-escura. A coloração incomum do pinguim foi identificada como melanismo, uma condição genética que causa excesso de pigmento melanina nas penas”, explicam os cientistas.
Normalmente os pinguins-gentoo têm coloração preta no topo das asas e branca no resto do corpo, com exceção das costas, negras. O peito é todo branco brilhante e apenas o bico é laranja. Por isso mesmo, muitos brincam que esses animais estão vestindo smoking, aquela roupa masculina de festa.
Os pesquisadores explicam que as cores do corpo dos pinguins os ajudam a enganar predadores. Quando estão nadando, as costas pretas se misturam com o azul escuro do mar e vistos de baixo, o branco da barriga se confunde com a luminosidade do céu.
“Este indivíduo em particular parecia estar com boa saúde e exibia comportamento normal. Até onde sabemos este é o segundo relato oficial de melanismo para a espécie, desde o primeiro em 1997, e é o primeiro relato para a colônia”, revelam os cientistas argentinos.
Leia também:
Nove mil filhotes de pinguim-imperador podem ter morrido por causa de degelo recorde na Antártica
Governo do Chile veta projeto bilionário de porto e mineração perto de reserva natural, habitat de pinguim ameaçado
Pinguim-imperador entra para a lista de animais ameaçados de extinção por causa das mudanças climáticas
Com ajuda de botas ortopédicas, o pinguim Lucas ganha uma segunda chance para ter uma vida normal
Foto de abertura: reprodução artigo Polar Biology