PUBLICIDADE

Quatro chimpanzés são mortos após fugirem de recinto em zoológico na Suécia

Quatro chimpanzés são mortos após fugirem de recinto em zoológico na Suécia

Depois da tragédia na Alemanha, onde o estouro de um aquário dentro de um hotel deixou 1.500 peixes mortos nesta sexta-feira, outra notícia lamentável chega da Europa. Quatro chimpanzés foram mortos num zoológico na Suécia após uma fuga do recinto.

O incidente começou na quarta-feira (14/12), quando sete chimpanzés do Furuvik Parken, próximo à cidade de Gavle, a cerca de 165 km da capital Estocolmo, fugiram do espaço onde viviam. O local foi fechado e a tentativa de resgate foi iniciada, todavia, segundo a administração do parque houve a necessidade de matar três animais e um quarto também teria sido atingido.

O zoológico alega que chimpanzés podem se tornar perigosos e colocar em risco da vida dos humanos. “Eles são rápidos, muito fortes e geralmente destemidos. Pode evoluir rapidamente para uma situação de risco de vida. Portanto, infelizmente tivemos que tomar a decisão de sacrificar três dos chimpanzés que haviam deixado seu recinto. Isso não é algo que tomamos de ânimo leve. A segurança das pessoas é sempre a nossa principal prioridade”, escreveu em nota o Furuvik Parkent.

O zoo foi duramente criticado por ter optado em abater os chimpanzés no lugar de usar rifles com tranquilizantes.

“A anestesia não é uma opção quando um chimpanzé se aventura fora de seu recinto colocando em risco a segurança humana. Para atirar com dardo anestésico é preciso estar bem próximo ao animal. Isso, somado ao fato de que o anestésico pode levar até 10 minutos para fazer efeito, representaria um grande perigo para a segurança das pessoas. Quando um chimpanzé está solto no parque, infelizmente você tem que atirar para matar”, diz a empresa.

Após utilizar drones para sobrevoar o recinto dos animais, na manhã de hoje, veterinários e cuidadores conseguiram finalmente entrar na área dos chimpanzés e puderam alimentá-los e avaliar o estado de saúde dos mesmos.

Já conseguiu-se identificar que dois dos macacos mortos eram uma fêmea e um macho, Linda e Torsten. As demais vítimas são possivelmente Santino e Manda (Linda e Manda aparecem na imagem que abre este post).

O Furuvik Parken informou ainda que abriu uma investigação para descobrir como os animais conseguiram escapar. Infelizmente nada trará de volta a vida dos primatas mortos.

“É uma tristeza imensa que todos nós sentimos neste momento. Esses chimpanzés são muito amados e o que aconteceu é terrível. Entendemos que a tristeza e o aborrecimento são grandes para muitas pessoas no momento e lamentamos muito que essa situação possa ter acontecido.. Assumimos total responsabilidade pela tragédia e conduziremos uma investigação completa para chegar ao fundo de quaisquer problemas que nós e o público tenhamos”, afirma a administração do zoológico.

Várias organizações internacionais de proteção animal vieram a público repudiar a maneira como a situação foi conduzida. Em suas redes sociais, a Animal Defenders International defendeu o fechamento de zoológicos. “O ponto principal é que os zoológicos são locais de entretenimento onde os animais são criados para o prazer do público. No entanto, não é divertido para os animais, que sofrem física e mentalmente com o cativeiro e são abatidos se excederem as necessidades. Não apoie o sofrimento de animais selvagens – evite zoológicos e outras atrações de animais”, escreveu a entidade.

Leia também:
Lêmure desaparece do Zoológico de São Francisco, na Califórnia, e é encontrado num parque infantil
Relatório da Polícia Federal diz que importação das girafas pelo Bioparque é “maior caso de tráfico de animais silvestres da história do Brasil”

Foto de abertura: reprodução Facebook Furuvik Parken

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE