PUBLICIDADE

População de tigres da Tailândia tem aumento de 250%

População de tigres da Tailândia tem aumento de 250%

Boas novas chegam da Tailândia! Houve um aumento de 250% na população de tigres, entre 2007 e 2023, no chamado Western Forest Complex (WEFCOM), uma grande área de proteção natural do país, na divisa com Mianmar. Ela engloba doze parques nacionais e sete santuários de vida selvagem.

Segundo dados divulgados pela organização internacional Wildlife Conservation Society (WCS), estima-se que agora sejam 140 tigres, em relação a apenas 40 registrados há 15 anos.

A recuperação da espécie na Tailândia é creditada aos esforços do governo em intensificar o patrulhamento e proteção dos habitats de onde ela é encontrada e o combate ao desmatamento e à caça ilegal.

“Vemos correlações muito fortes entre uma melhor aplicação da lei e a recuperação dos tigres”, diz Pornkamol Jornburom, diretor da WCS Tailândia. “Antes disso, a caça e a extração ilegal de madeira eram abundantes no WEFCOM e os tigres estavam em vias de extinção. Aqui, como em outros lugares da Ásia, uma boa fiscalização é a chave do processo para a preservação da espécie.”

PUBLICIDADE

Em 2004, uma parceria entre a WCS e o governo local foi responsável pela instalação de centenas de armadilhas fotográficas que garantiram maior conhecimento sobre os tigres e seu comportamento. Cada indivíduo consegue ser identificado pelo padrão único de suas listras, que nunca é igual entre dois animais.

“É uma ótima notícia para os tigres da Tailândia. Desde o início, nosso objetivo era estabelecer um sistema de monitoramento estatisticamente robusto para garantir que teríamos informações confiáveis ​​que pudessem rastrear com precisão os esforços de recuperação”, destaca Somphot Duangchantrasiri, pesquisador do Departamento Nacional de Parques da Tailândia.

O tigre (Panthera tigris) é o maior animal dentre todos os felinos da Ásia e considerado um dos grandes da naturezaApesar do declínio em números no passado, nas últimas décadas esforços conjuntos públicos e privados conseguiram reverter essa situação, com bons resultados. Na Índia, por exemplo, eles mais do que dobraram em 17 anos. Atualmente o país é o lar de 75% da população global da espécie.

Considerado um predador de topo de cadeia, o tigre não consegue sobreviver se não encontrar uma variedade abundante de caça, por isso mesmo ele é tido como um importante indicador da saúde ambiental dos habitats onde vive.

————————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Aquecimento global e pressão humana podem estar levando tigres a altitudes cada vez maiores
Índia e Butão registram aumento na população de tigres
Câmera captura imagem raríssima de tigresa com três filhotes
População de tigres no Nepal triplica em uma década


Foto de abertura: divulgação WCS

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE