PUBLICIDADE

Novo banco de alimentos no Rio de Janeiro doa uma tonelada de frutas, legumes e verduras em apenas três primeiros dias

Em três primeiros dias de funcionamento, Banco de Alimentos doa uma tonelada de frutas, legumes e verduras no Rio de Janeiro

Que mais iniciativas como essa se espalhem por cidades do Brasil todo! Pelo fim inaceitável do desperdício de alimentos, enquanto milhões de brasileiros ainda passam fome. Foi com esse objetivo que o Centro de Abastecimento de Alimentos de São Pedro da Aldeia (CEASP) inaugurou o primeiro Banco de Alimentos na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.

Todo o excedente de frutas, verduras e legumes que perderam o valor de comercialização, mas ainda são perfeitamente próprios para o consumo, são doados pelos lojistas. Os alimentos são então encaminhados para entidades beneficentes da própria cidade.

E só nos primeiros três dias de operação do novo banco já foi doada 1 tonelada de alimentos!

A triagem das frutas, verduras e legumes é realizada por voluntários que trabalham em algumas dessas instituições beneficiadas.

PUBLICIDADE

“O empreendimento atua sob princípios do combate à fome e ao desperdício estabelecidos pela ONU e avaliamos que dessa maneira a distribuição dos alimentos vai ser sempre justa e igual para as pessoas mais necessitadas”, diz Gustavo Scarambone, um dos sócios-empreendedores da CEASP.

Em três primeiros dias de funcionamento, Banco de Alimentos doa uma tonelada de frutas, legumes e verduras no Rio de Janeiro

Voluntárias fazendo a triagem das doações
(Foto: Márcio Piratello)

De acordo com a ONU, a humanidade desperdiça, anualmente, 931 milhões de toneladas de alimentos. E o Brasil aparece no 10o lugar no ranking dos países que mais jogam comida no lixo.

E enquanto isso, um levantamento divulgado em 2022 apontou que 33,1 milhões de brasileiros vivem em situação de fome, 14 milhões a mais que em 2020. Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

“É claro que a gente trabalha para vender tudo, mas neste ramo não tem jeito. Então, poder contribuir para matar a fome dos menos favorecidos com esses alimentos que podem ser consumidos é muito gratificante”, afirma Daniel Rodrigues, gerente da Rio FLV, uma das parceiras do banco de alimentos da CEASP de São Pedro da Aldeia, que aparece na foto de abertura deste post, à direita.

“Criar mecanismos para amenizar a insegurança alimentar beneficia diretamente as pessoas em situação de vulnerabilidade social e ao mesmo tempo a natureza, o que consequentemente é um benefício para todo mundo”, completa o engenheiro agrônomo Márcio Piratello, responsável pela implantação da iniciativa (à esquerda, na foto em destaque).

Em três primeiros dias de funcionamento, Banco de Alimentos doa uma tonelada de frutas, legumes e verduras no Rio de Janeiro

Equipe de triagem e os alimentos doados
(Foto: Márcio Piratello)

Centro de Abastecimento de Alimentos de São Pedro da Aldeia (CEASP )
Rodovia Amaral Peixoto, km 117 – São Matheus – São Pedro da Aldeia – RJ
Funcionamento: segunda a sábado, 5h às 16h

Leia também:
Entra em vigor lei que autoriza restaurantes, bares lanchonetes e supermercados a doarem alimentos
‘Hortas Cariocas’ doa toneladas de alimentos para famílias de baixa renda em dificuldades devido à crise do coronavírus

Foto de abertura: Michelle Reis

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor