Freeway era uma celebridade em San Diego, na Califórnia (EUA). Por diversas vezes, ninguém sabe como, esse leão-marinho havia sido encontrado ‘passeando’ longe do mar. Todavia, em janeiro do ano passado, ele apareceu no meio de uma rodovia movimentada.
Uma equipe do SeaWorld San Diego foi até o local e usando redes resgatou o animal, que foi levado até o parque para passar por um exame de saúde. Infelizmente, mais recentemente ele foi diagnosticado com uma doença degenerativa.
“É com pesar que compartilhamos que Freeway morreu ontem – cercado de amor por suas dedicadas equipes de atendimento e resgate. Seu espírito aventureiro conquistou os corações de todos os moradores de San Diego e ele será lembrado por isso e muito mais”, compartilhou o SeaWorld San Diego em sua página no Facebook no final de semana.
“Apesar do extenso tratamento, a doença fez com que sua saúde se deteriorasse com o tempo. Dado seu declínio, a equipe tomou a decisão extremamente difícil, mas compassiva, de sacrificá-lo humanamente. Agradecemos o apoio da comunidade e de todos os fãs do Freeway que, como nós, o amavam muito. Sentiremos muito a falta dele”, acrescentou o parque.
A expectativa, após o seu resgate, em 2022, é que Freeway pudesse ser devolvido à natureza. Infelizmente, não foi possível.
Leões-marinhos (Zalophus wollebaeki) vivem em grandes colônias em rochas e praias arenosas. Eles se movem para a água para se alimentar e se refrescar, conforme necessário. Esses animais podem chegar a pesar quase 200 kg e medir por volta de 1,8 m.
A espécie está ameaçada de extinção e entre suas principais ameaças estão a captura acidental por redes de pesca, a falta de alimentos provocada por alterações nas correntes oceânicas causadas pelas mudanças climáticas e ainda, doenças transmitidas por outros animais, incluindo domésticos, como cães.
Leia também:
Necropsia revela que leão-marinho resgatado em Florianópolis tinha uma bala de arma de fogo na cabeça
Resgatado no litoral catarinense lobo-marinho que tinha rede no pescoço desde filhote
Americano irá para prisão e pagará multa de U$ 1 mil após matar elefante-marinho na Califórnia
Foto de abertura: divulgação SeaWorld San Diego