PUBLICIDADE

Justiça suspende transferência de elefanta do Beto Carrero para zoológico em São Paulo

Justiça suspende transferência de elefanta do Beto Carrero para zoológico de São Paulo

Após três décadas de funcionamento, em junho deste ano o parque Beto Carrero World decidiu fechar o seu zoológico. Situado no município de Penha, em Santa Catarina, o local chegou a abrigar mais de mil animais de 237 espécies. Após o anúncio público do encerramento de suas operações, entretanto, várias organizações começaram a questionar o destino dos bichos, que não estava sendo informado de maneira clara e havia grande preocupação sobre seu futuro bem-estar.

Entre esses animais está a elefanta asiática chamada de Baby, que já tem 32 anos. Preocupada com a sua segurança, a Princípio Animal descobriu que ela seria enviada para um zoológico no estado de São Paulo. Para evitar que ela passasse o resto de sua existência em cativeiro e pudesse ter um final de vida mais digno, a ONG entrou com uma ação civil pública na justiça solicitando a suspensão de sua transferência, assim como a concessão de sua guarda provisória.

O objetivo com a iniciativa é que Baby seja levada para o Santuário de Elefantes Brasil, uma área de 1.100 hectares, localizada na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, que já concordou em acolher a elefanta. “O santuário confirmou toda a estrutura e interesse para receber a Baby”, afirma Fernando Schell Pereira, diretor da Princípio Animal.

E em uma primeira vitória, a juíza Elaine Veloso Marraschi deferiu a medida liminar para suspender a transferência da elefanta para a capital paulista e concedeu sua guarda provisória para a Princípio Animal, perante a apresentação do documento firmado pelo Santuário de Elefantes Brasil.

PUBLICIDADE

“Por se tratar de um manejo complexo, a juíza pediu documentos para comprovar a capacidade logística da ONG com o santuário para garantir o bem-Estar no transporte da elefanta. Acreditamos que foi uma exigência muito coerente da magistrada para assegurar a dignidade da Baby”, diz Fernando.

Para ele, a decisão é um marco para os direitos animais no Brasil.

O Santuário de Elefantes Brasil é fruto da parceria de duas organizações internacionais – a Global Sanctuary for Elephants (GSE), do Tenessee, nos Estados Unidos, e a ElephantVoices – ambas dirigidas por renomados especialistas. Ele não é aberto ao público, pois não é um zoológico, e tem como única missão proteger, resgatar e prover um ambiente natural e seguro para elefantes em cativeiro.

*Texto atualizado para corrigir a informação de que Baby seria levada o Zoológico de São Paulo. O correto é um zoológico no estado de São Paulo, sem ter sido mencionado o nome exato na ação judicial

———————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Foto de abertura: Jan Mateboer por Pixabay

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE