As imagens são realmente chocantes. Gravadas por uma câmera de segurança externa na região de Álvaro Obregón, na Cidade do México, mostram o momento exato em que um bando gigantesco de pássaros despenca do céu. Tudo está calmo e de repente surge uma nuvem negra, com centenas de aves, que dão um voo rasante. Infelizmente, muitos acabaram se chocando com o chão e morreram. Foram encontrados cerca de 250 sem vida.
Inicialmente, a suspeita foi de que as aves tivessem ficado intoxicadas pela poluição do ar, proveniente de agrotóxicos ou aquecedores com lenha, ou ainda, impactadas pelas baixas temperaturas registradas na cidade no começo de fevereiro e talvez, por um choque com a rede elétrica.
Imagem chocante: centenas de pássaros sem vida, no chão
De acordo com o jornal local El Heraldo, o primeiro a noticiar o caso, o incidente aconteceu por volta das 5h da manhã.
Mas segundo especialistas ouvidos pelo britânico The Guardian, o mais provável é que o bando de pássaros estivesse voando e tenha sido atacado por uma ave maior, predadora, como um falcão. Para fugir, o grupo fez a rasante e muitos não conseguiram evitar o choque com o solo.
“Parece que um raptor como um peregrino ou falcão está perseguindo um bando, como fazem com os estorninhos murmurantes, e eles caíram quando o bando foi forçado a descer”, afirmou Richard Broughton, ecologista do UK Centre for Ecology & Hydrology. “Você pode ver que eles agem como uma onda no início, como se estivessem sendo lavados de cima.”
Os pássaros achados mortos são da espécie graúna-de-cabeça-amarela (Xanthocephalus), que nesta época do ano, durante o inverno no Hemisfério Norte, migram do frio do Canadá e dos Estados Unidos para áreas mais quentes no México.
Um dos pássaros encontrado morto
Leia também:
Lights Out Philly: campanha pede que moradores e empresas da Filadélfia desliguem as luzes de noite para evitar colisão de aves
O predador invisível que ameaça a vida de milhares de aves
Colisão de aves nas janelas? Nunca mais!
Pá pintada de preto em turbina eólica consegue reduzir em 70% morte acidental de pássaros
Fotos: reprodução vídeo (abertura) e demais Cortesía/Seguridad Pública – vídeo The Telegraph