
Em uma operação realizada no Espírito Santo há poucos dias, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam mais de três toneladas de pescado e cerca de 8 mil caranguejos-uçás (Ucides cordatus). A fiscalização ocorre porque é época do defeso, período em que diversas espécies marinhas se reproduzem e ficam proibidos a sua captura, transporte, beneficiamento e comercialização.
Os pescados e os caranguejos apreendidos foram encontrados em veículos, parados durante uma blitz montada na rodovia BR-101, no município capixaba de São Mateus. Além da retenção, os responsáveis pela carga receberam multas que totalizaram R$ 926,2 mil e responderão a processos administrativos no Ibama.
Dentre os pescados, que não tinham documentação de origem, estavam espécies ameaçadas de extinção, como o budião-azul (Scarus tripinosus) e o badejo-quadrado (Mycteroperca bonaci). Havia ainda espécimes de dourado, tubarão, lagosta-vermelha e robalo (a venda de lagosta está proibida em todo o Brasil até 30 de abril).

Foto: divulgação Ibama
Já o caranguejo-uçá é a principal espécie de crustáceo extraída para fins comerciais nos manguezais brasileiros. No Espírito Santo, o governo define várias datas para o chamado período do andado, quando esses animais saem de suas tocas para a reprodução, tornando a espécie mais vulnerável, e por essa razão, sua captura é proibida. São cinco período ao longo do ano, sempre alinhados às fases da lua nova. O objetivo é impedir a sobrepesca e garantir a reposição dos estoques naturais.
A espécie demora de 4 a 5 anos para atingir a maturidade. Segundo a legislação ambiental, que pode variar de estado para estado, a carapaça do caranguejo-uçá precisa ter um tamanho mínimo, que varia entre 6 e 7 cm, para que ele possa ser comercializado.
Os caranguejos apreendidos foram soltos em uma área de manguezal. Os pescados doados ao programa alimentar Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Foto: divulgação Ibama
——————–
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Ibama faz maior apreensão de armadilhas ilegais de lagostas da história do Brasil
Paraná é único estado que não tem período de defeso para reprodução do caranguejo-uçá
Caranguejo invade pista do Aeroporto de Vitória, no ES, e impede pouso de avião: a espécie está em período reprodutivo
Foto de abertura: Tarciso Leão / Creative Commons / Flickr