
Enfim, de volta ao mar. Hoje pela manhã, treze pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foram soltos na praia do Moçambique, em Florianópolis. Uma imagem linda e que sempre gera muita felicidade entre a equipe da R3 Animal, organização que faz o trabalho de reabilitação de animais marinhos na região. As aves tinham sido resgatadas em locais diferentes, algumas no litoral de Santa Catarina e outras do Paraná, e todas passaram por um processo de reabilitação para poderem ser liberadas novamente na natureza.
“Os animais do Paraná foram encaminhados para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos pois os pinguins são animais gregários, que vivem em bandos, e buscamos formar grupos de no mínimo dez indivíduos”, explica Cristiane Kolesnikovas, presidente da R3 Animal e coordenadora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, em Florianópolis.
No mês passado, a organização já tinha devolvido ao mar outros treze pinguins.
É comum observar pinguins-de-Magalhães no litoral do sul do Brasil. Em sua jornada migratória, que tem como ponto de partida a Patagônia, na Argentina, muitas dessas aves, ainda jovens, acabam se perdendo de seus grupos e aparecem em praias brasileiras.
“Como são inexperientes, é comum que alguns animais tenham dificuldade em se alimentar, se percam dos bandos e fiquem debilitados, encalhando nas praias. Também existem aqueles que interagem com petrechos de pesca. Mesmo não sendo fauna alvo de pesca eles podem ser capturados incidentalmente. É a chamada captura bycatch, ou seja, não intencional”, destaca Cristiane.
Confira abaixo alguns registros lindos da manhã de hoje:



——————————————————————————————————
*Caso você aviste um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, no Paraná, Santa Catarina ou São Paulo, ligue para o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), no telefone 0800 642 3341. No Rio de Janeiro o número é 0800 9995151. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!
Leia também:
Baleias-franca são filmadas em momento ‘romântico’ na Barra da Lagoa, em Florianópolis
Necropsia revela que leão-marinho resgatado em Florianópolis tinha uma bala de arma de fogo na cabeça
Polícia Ambiental de Santa Catarina é cobrada sobre fiscalização de redes de pescas ilegais após a morte de diversas baleias emalhadas
Atobá ferido com bala de chumbinho em Santa Catarina se recupera e ganha a liberdade novamente
Fotos: Nilson Coelho/R3 Animal
Animais em cativeiro a fim de reabilita-los e devolve-los ao seu Habitat é tarefa de anjos à serviço de Deus. Benditos sejam.