Baleias-franca são filmadas em momento ‘romântico’ na Barra da Lagoa, em Florianópolis

Baleias-franca são filmadas em momento 'romântico' na Barra da Lagoa, em Florianópolis

O amor está no ar. Ou melhor, no mar! É época de reprodução no litoral brasileiro. Há poucos dias, a Associação R3 Animal flagrou baleias-franca-austral (Eubalaena australis) acasalando em frente à praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis. O movimento do casal chamou a atenção a equipe que faz o monitoramento naquela região e que fez a gravação que você assiste mais abaixo.

A baleia-franca-austral pode ser encontrada em oceanos do Hemisfério Sul e durante o inverno e a primavera avistada na costa do Brasil, especialmente de Santa Catarina. Em geral, são feitos registros de nascimentos e fêmeas cuidados de seus filhotes na região, por isso o movimento de acasalamento é considerado mais raro por ali.

De acordo com a R3 Animal, a reprodução dessa espécie é poliândrica, ou seja, ocorre com diversos machos cortejando uma única fêmea, que tenta evitar a cópula posicionando-se na superfície com o ventre para cima.

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by Associação R3 Animal (@associacaor3animal)

As baleias-franca podem atingir mais de 17 metros de comprimento e 60 toneladas. As fêmeas costumam ser maiores do que os machos. O corpo é negro e arredondado, sem nadadeira dorsal e a cabeça ocupa quase um quarto do comprimento total. A boca possui uma grande curvatura da boca, que abriga 250 pares de cerdas da barbatana.

Outra característica marcante da espécie é o conjunto de calosidades no alto e nas laterais da cabeça, estruturas formadas por espessamentos naturais da pele, que já nascem já com o animal. O som do seu borrifo pode ser ouvido a metros de distância e a água expelida por ele chegar a até 8 metros.

A temporada reprodutiva das baleias-franca vai de julho a novembro, sendo setembro o mês de maior ocorrência desses cetáceos em águas catarinenses.

*Com informações adicionais do Instituto Australis – ProFranca

Leia também:
Primeiro filhote de baleia jubarte da temporada 2021 é avistado em Abrolhos

O show das baleias jubarte: começa a nova temporada de reprodução no litoral capixaba

Imagens: Emmanuel Ferreira/R3 Animal

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.