PUBLICIDADE

Governo do México cria treze novas áreas de proteção ambiental, entre elas, seis parques nacionais

Governo do México cria treze novas áreas de proteção ambiental, entre elas, seis parques nacionais

O México acaba de ganhar quase 18 mil hectares de novas áreas de proteção ambiental. O anúncio foi feito pelo governo do país há duas semanas e prevê a criação de seis parques nacionais e sete reservas de preservação da fauna e da flora. Outras três mais devem ser declaradas também até o final do mês.

Os novos parques nacionais são San Quintin, na Baja California, Nopoló e Loreto II, ambos localizados na Baja California Sur, Vicente Guerrero, em Sinaloa, e Huatulco II e Ricardo Flores Magón, em Oaxaca.

O objetivo do governo é aumentar a proteção de diversos ecossistemas, como em regiões de praias, manguezais e vegetação costeira, locais onde ocorrem, por exemplo, a nidificação de tartarugas marinhas como tartarugas-oliva e tartarugas-de-couro, e garantir a segurança de corredores biológicos para onças-pintadas, importantes rotas migratórias para aves e espécies polinizadoras como beija-flores. morcegos, abelhas e mariposas.

“É uma grande satisfação para nós que nesta administração possamos deixar um legado tão grande para o povo mexicano”, disse María Luisa Albores González, secretária do Meio Ambiente e Recursos Naturais, em entrevista coletiva.

PUBLICIDADE

No total, o México possui atualmente 200 áreas federais de proteção ambiental. Desde que assumiu a presidência, Andrés Manuel López Obrador se comprometeu com a conservação da biodiversidade.

“Com esses decretos, fortalece-se a proteção do meio ambiente para a geração de ar e água limpos e proteção contra inundações, tempestades e furacões. Da mesma forma, é cuidado o refúgio de espécies silvestres como populações de puma, jaguatirica, crocodilo do pântano, papagaio de Yucatán, papagaio da montanha e macaco-aranha, entre outros”, ressaltou María Luisa. “Por último, são conservados territórios, locais prioritários como reservatórios de água no México, florestas e selvas onde são gerados os fluxos fluviais mais importantes do país para o bem-estar dos habitantes, num esforço conjunto com as comunidades”.

Governo do México cria treze novas áreas de proteção ambiental, entre elas, seis parques nacionais

Parque Nacional de Huatulco, em Oaxaca
(Foto: divulgação Conanp/Governo do México)

Leia também:
México proíbe fumo em lugares públicos e, agora, tem uma das leis mais rigorosas do mundo
Após quase 30 anos extinto na natureza, peixinho é reintroduzido em rio no México, durante celebração do “Día de los Muertos”
Nova trilha com mais de 100 km desbrava os encantos e tradições da cultura Maia, no México

Foto de abertura: divulgação Conanp/Governo do México

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor