PUBLICIDADE

Nova trilha com mais de 100 km desbrava os encantos e tradições da cultura Maia, no México

Nova trilha com mais de 100 km desbrava os encantos e tradições da cultura Maya, no México

Esqueça os imensos e opulentos resorts e hotéis da Riviera Maya, na Península de Yucatán, no México. A trilha Camino del Mayab foi pensada para oferecer um turismo “raiz”, aquele que traz benefícios não apenas para quem está visitando, mas também, às comunidades locais. Não é um turismo de exploração, mas uma “oportunidade de conhecer a essência da floresta e da cultura maia”, como dizem seus idealizadores.

O trajeto de 110 km, que pode ser percorrido de bicicleta ou caminhando, sai próximo da cidade de Mérida e termina em Mayapán, considerada a última grande capital maia. A pirâmide de Kulkulkan, localizada ali, foi erguida à semelhança da famosa Chichén Itzá, e há ainda outras 4 mil estruturas que resistiram ao tempo.

A ideia do projeto, idealizado pela Ecoguerreros Sociedad Cooperativa, é que se conheça um pouco da história dos povos dessa antiga civilização, que cresceu e teve seu apogeu ali, e dominou como poucos a matemática, a escrita, o artesanato e a astronomia. E ainda, como vivem seus descendentes hoje. Tudo isso através de um projeto de desenvolvimento social e sustentável, aliado à conservação da natureza.

Nova trilha com mais de 100 km desbrava os encantos e tradições da cultura Maya, no México

A trilha de bike em meio à mata

Para quem está de bicicleta, o percurso dura cerca de três dias, já os os turistas que decidem percorrer a trilha a pé levam, em média, cinco dias. O caminho passa por 14 comunidades de povos indígenas e tradicionais de Yucatán. Em cada parada, é possível apreciar o artesanato colorido e criativo feito por essa gente e se deliciar com a gastronomia local, cheia de sabores e ingredientes típicos dessa região do México.

Ao longo do trajeto estão ainda diversas fazendas abandonadas, as “haciendas”, residências dos espanhóis que estiveram no México na época da exploração do ouro nos séculos passados, sítios arqueológicos e pontos históricos.

Nova trilha com mais de 100 km desbrava os encantos e tradições da cultura Maya, no México

O mapa mostra todo o trajeto e as principais atrações turísticas

Mas não há dúvida de que um dos principais atrativos da trilha é a natureza. É possível avistar aves e outros animais nativos das florestas do Caribe, nadar em piscinas de rios com águas cristalinas ou mergulhar nos sagrados cenotes, as cavernas subterrâneas da Riviera Maia (há cinco deles ao longo da rota).

Ciclista dá uma pausa na trilha para observar a noite de céu estrelado

Pode-se fazer o Camino del Mayab por conta própria ou contratar um pacote, que já inclui as estadias e os serviços dos guias locais.

Para quem acha que Santiago de Compostela está longe demais, agora há uma nova opção, bem mais perto dos brasileiros!

Imagem aérea do sítio arqueológico de Mayapán

Abaixo um vídeo de divulgação do projeto:

Leia também:
Inspirada na arquitetura Maya, nova estação de trem no México usará luz e ventilação naturais para evitar emissões de carbono
Parques nacionais recebem cadeiras de rodas adaptadas para transporte em trilhas de ecoturismoParques nacionais recebem cadeiras de rodas adaptadas para transporte em trilhas de ecoturismo
Parque Marinho de Abrolhos inaugura trilha de mergulho noturno
Inaugurada no Rio a Transcarioca: a maior trilha urbana do Brasil

Fotos: divulgação Camino del Mayab

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE