PUBLICIDADE

Garras gigantescas achadas em deserto da Mongólia pertenciam a dinossauro desconhecido, com apenas dois dedos

Garras gigantescas achadas em deserto da Mongólia pertenciam a dinossauro desconhecido com dois dedos

Os terizinossauros eram um grupo de dinossauros terópodes que viveram na Ásia e na América do Norte durante o Período Cretáceo, entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás. Esses animais, que tinham o corpo coberto por penas, pescoços longos e patas com três dedos e grandes ungueais semelhantes a garras. Todavia, em 2012, uma equipe de paleontólogos internacional descobriu restos fósseis de uma dessas criaturas, no deserto de Gobi, na Mongólia, mas que possuía apenas dois dedos.

Agora, mais de uma década depois do achado surpreendente, os pesquisadores publicaram um artigo científico revelando que as garras pertencerem a uma espécie de terizinossauro nunca estudada antes, batizada de Duonychus tsogtbaatar.

“A forte curvatura dessa grande garra e a alta flexão ungueal indicam que o Duonychus provavelmente era amlectitorial (agarrador) e um agarrador eficaz de vegetação, apesar de ter apenas dois dedos funcionais”, afirmam os autores do estudo.

A análise de minerais contidas no solo ao lado de onde o fóssil foi removido indica que ele teria existido há cerca de 90 ou 95 milhões de anos. Além das garras, havia restos ósseos de alguns membros superiores e do torso, e pequenas porções da costela, vértebra e quadril.

PUBLICIDADE

Os paleontólogos envolvidos na pesquisa acreditam que Duonychus tsogtbaatar media cerca de 3 metros de altura e pesava em torno de 270 kg. As garras tinham aproximadamente 30 centímetros e eram cobertas por queratina.

A razão pela qual essas criaturas apresentavam somente duas garras poderia estar relacionada pela maneira com a qual eles se alimentavam, sugerem. Como eram herbívoros/onívoros, possivelmente puxam a vegetação de baixo e a empurravam para dentro da boca. Ainda segundo os especialistas, duas garras teriam tornado cada garra mais forte do que se fossem três.

“Essa descoberta nos fornece mais conhecimento sobre padrões evolutivos de redução e perda de dígitos manuais em terópodes”, destacam os cientistas. “A redução dos membros anteriores é encontrada em várias espécies ou clados de terópodes e frequentemente parece estar associada a modificações nos dígitos da mão.”

Garras gigantescas achadas em deserto da Mongólia pertenciam a dinossauro desconhecido com dois dedos
Restos fósseis encontrados no deserto da Mongólia
Imagem: Masato Hattori/Kobayashi et al., iScience, 2025

————————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Trilhas com pegadas gigantes de dinossauros são descobertas na Inglaterra
Fóssil brasileiro da era dos dinossauros ajuda a esclarecer evolução da inteligência das aves
Dinossauro recém-descoberto na Patagônia tem braços ainda menores que os do Tiranossauro Rex!
Fóssil de réptil de era antes dos dinossauros é achado no Rio Grande do Sul

Ilustração de abertura: Masato Hattori/Kobayashi et al., iScience, 2025

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor