Apesar de a situação no Pantanal ter melhorado nas últimas semanas, com a chegada da chuva e o controle dos incêndios, um novo foco de fogo surgiu na Serra do Amolar, ao norte do Mato Grosso do Sul, na divisa com o Mato Grosso. Um raio que caiu no Parque Nacional do Pantanal Matogrossense foi o responsável pelo início das chamas.
Os incêndios dos últimos meses na região Centro-Oeste do Brasil queimaram 3,461 milhões de hectares no Pantanal. Mais de 25% do bioma foi destruído. Milhares de animais morreram ou foram feridos pelo fogo.
Ontem (03/11), uma equipe do Instituto Homem-Pantaneiro, que ajudava no combate ao fogo na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Acurizal, na Serra do Amolar, encontrou duas onças-pintadas bastante debilitadas e com queimaduras nas patas.
A primeira delas estava escondida dentro de uma casa abandonada e logo depois, uma segunda foi avistada também no mesmo local.
Depois de mobilizar uma equipe de especialistas para ter certeza que era preciso fazer o resgate dos animais, uma força tarefa com mais de 20 pessoas, entre técnicos, veterinários, moradores da Serra do Amolar e colaboradores, conseguiu capturar as onças-pintadas.
As onças foram sedadas para poderem ser resgatadas
Os dois machos foram encaminhados com o apoio do Esquadrão Onça da Força Aérea do Brasil para serem tratados no Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) de Campo Grande.
Um dos animais com as patas queimadas
“Nosso trabalho de preservar o Pantanal passa por momentos emocionantes como o que vivemos hoje: uma mistura de tristeza, pelo efeito do fogo, e euforia por poder salvar duas vidas de uma espécie tão imponente, mas tão ameaçada!”, escreveu o instituto em suas redes sociais.
Estamos torcendo aqui para a recuperação de mais essas duas onças-pintadas, novas vítimas da tragédia que se abate sobre o Pantanal. Esperamos que elas possam ter um tratamento bem-sucedido, igual ao de Ousado, outra onça que teve as patas queimadas e há poucas semanas voltou à natureza.
No vídeo abaixo, cenas do fogo na Serra do Amolar no domingo e um apelo do Instituto Homem Pantaneiro:
View this post on InstagramA post shared by Instituto Homem Pantaneiro (@ihp_pantanal_) on
—————————————————————————————-
*As equipes que trabalham com o resgate de animais no Pantanal ainda precisam de muita ajuda. Veja como você pode contribuir com outros esforços nesta reportagem: Como ajudar o Pantanal
Leia também:
“O Pantanal sempre pediu socorro. Agora, gritamos tão alto que a solidariedade veio de todo o país”
“No período de seca extrema, não tem trégua”, diz biólogo do ‘SOS Pantanal’: fogo volta à Serra do Amolar e se alastra para o sul
Brigada Alto Pantanal: pesquisadores, empresários, artistas e organizações se unem para criar brigada permanente
“Parece que explodiu uma bomba e destruiu tudo. Nos deparamos com muitos animais mortos. Inúmeros, incontáveis!”, relata veterinário no Pantanal
Fotos: Instituto Homem Pantaneiro