Pouca gente sabe, mas onças-pintadas são animais extremamente habilidosos. Além de serem excelentes nadadoras, também são exímias escaladoras. Conseguem subir rapidamente em árvores e ficar nas alturas por um longo tempo, inclusive, tirando uma sonequinha. Foi esse o flagrante que uma equipe do Onçafari fez recentemente no Pantanal, que compartilhou o vídeo em suas redes sociais.
“Ao longo dos anos, nossa equipe vem avistando esse comportamento felino e garantindo alguns lindos registros, principalmente da Fera, uma onça monitorada por nós na Caiman Pantanal. Isso porque, além de boa escaladora, a Fera domina a arte do equilíbrio: gosta não só de subir em árvores, mas de tirar uma soneca nas alturas!”
Fera é uma velha e muito querida conhecida do pessoal da Onçafari e já falamos sobre ela diversas vezes aqui no Conexão Planeta. A fêmea, ao lado irmã Isa, ambas órfãs, é uma das primeiras onças-pintadas no mundo a ser reintroduzida na vida selvagem.
Desde 2016, quando as duas foram devolvidas à natureza, elas são monitoradas. Já tiveram vários filhotes e conseguiram se readaptar muitíssimo bem em seu ambiente natural.
Os biólogos do Onçafari explicam que o padrão de manchas que as onças-pintadas possuem ajuda muito na camuflagem, por isso elas ficam quase imperceptíveis no meio dos galhos das árvores.
No começo do mês, Fera também havia sido avistada num momento de muito chamego com seu mais novo filhote, Samba. O vídeo abaixo foi feito pelo guia e biólogo Rodrigo Ventura.
Há mais de dez anos, o Onçafari alia o ecoturismo e a pesquisa científica num trabalho pela preservação da onça-pintada, o maior felino das Américas.
Leia também:
Flagrante do “neto” da Fera, uma das primeiras onças no mundo a serem reintroduzidas na vida selvagem, mostra sucesso de iniciativa brasileira
Isa e Fera aprenderam a ser selvagens
Fera, uma das primeiras onças no mundo a serem reintroduzidas na vida selvagem, aparece com novo filhote
Imagem de abertura: reprodução vídeo Pedro Reali