PUBLICIDADE

Equitação não fará mais parte do pentatlo nos Jogos Olímpicos de 2028

Equitação não fará mais parte do pentatlo nos Jogos Olímpicos de 2028

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu que a equitação não fará mais parte das modalidades do pentatlo moderno quando forem realizados os Jogos Olímpicos em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. Até então, além do hipismo com saltos, a prova envolvia tiro esportivo, esgrima, natação, e corrida.

Segundo o COI, daqui a quatro anos, a equitação será substituída por corrida com obstáculos. Em nota, o comitê afirmou que sem a retirada da modalidade com cavalos, o pentatlo moderno não seria incluído nas Olímpiadas. Entretanto, o hipismo, incluindo adestramento, salto e concurso completo de equitação, continuarão a ser realizados nos jogos de Los Angeles.

O conselho executivo da entidade afirma que a decisão reflete a necessidade de modernização do pentatlo, ao torná-lo mais atraente para a nova geração, assim como reduzir custos e a optimização de espaços. Contudo, uma polêmica ocorrida nas Olímpiadas de Tóquio, em 2020, ganhou repercussão mundial. A alemã Annika Schleu foi flagrada chicoteando o cavalo durante a prova e sua treinadora, Kim Raisner, dando socos no corpo do animal. A atleta foi então desqualificada pela federação.

Em 2022, o neozelandês Mark Todd, de 65 anos, bicampeão olímpico de hipismo – ouro em Los Angeles, em 1984, e Seul, em 1988 e também vencedor de três bronzes, também foi suspenso de competições depois de ser flagrado agredindo um cavalo.

PUBLICIDADE

Após o episódio com Schleu, a organização de proteção animal Peta enviou uma carta ao Comitê Olímpico Internacional solicitando a retirada dos esportes equestres das Olimpíadas.

O pentatlo moderno foi introduzido nos Jogos Olímpicos em 1912. O objetivo era que atletas provassem suas habilidades em cinco modalidades diferentes. A prova total durava um dia – chegou a cinco durante os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996 -, mas com as novas regras do COI ela cairá para 90 minutos.

——————

Acompanhe o Conexão Planeta também em nosso canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Equitação vegana? A verdade sobre os vídeos que viralizaram nas redes sociais
Amazona holandesa desiste de prova nos Jogos Olímpicos por amor a seu cavalo

Foto de abertura: Rachel Clarke / Creative Commons / Flickr

Comentários
guest

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
rafaella
rafaella
1 mês atrás

NAO PPR FAVOR

rafaella
rafaella
1 mês atrás

PAREM DE GENERALIZAÇÃO!!!!! HIPISMO É UM ESPORTE QUE DEVE SIM SER VALORIZADO E, PORTANTO, NÃO EH PRA QUALQUER UM! ESSAS PESSOAS NAO DEVERIAM NEM PRATICAR ESSE ESPORTE! VOU BARRAQUEAR MESMO! QUERO O MEU HIPISMO NAS OLIMPÍADAS, UM DIA ESTAREI LÁ REALIZANDO MEU SONHO E COMPETINDO JUSTAMENTE!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE