É impossível não se emocionar como uma cena dessas. Ainda mais ao saber da triste história de Yuna, uma leoa de três anos que passou a vida inteira em cativeiro. Em fevereiro de 2023, ela foi encontrada por militares numa casa em uma zona de conflito na Ucrânia. A fêmea estava com um macho, ambos em condições precárias. A suspeita é que os dois estivessem ali para a reprodução ilegal de filhotes.
Resgatados, eles foram levados a um centro de animais selvagens em Kiev, onde veterinários constataram que Yuna tinha vários problemas decorrentes de ter ficado tanto tempo presa num espaço minúsculo de concreto. Ela estava obesa por causa da péssima dieta que recebia e mal conseguia ficar de pé.
Para tornar a situação ainda mais difícil, no começo desse ano, um ataque de mísseis da Rússia no território ucraniano quase atingiu o centro onde a leoa estava. A explosão aconteceu a 300 metros do local e ela ficou completamente traumatizada com o barulho. Yuna começou a sofrer com estresse pós-traumático e se mantinha o tempo todo num canto de seu recinto, rosnando.
Após semanas de planejamento, negociações e arrecadação de recursos, envolvendo diversas organizações internacionais, no final do mês passado Yuna foi levada para um santuário de felinos na Inglaterra. Foram 36 horas de viagem, mas ela chegou bem ao Big Cat Sanctuary, em Smarden, no interior do país, na região de Kent.
“Yuna passou uma semana se aclimatando ao seu novo ambiente em seu recinto particular, onde a equipe do santuário se concentrou em conquistar sua confiança. A cada dia, os cuidadores sentavam-se perto dela, falando em voz baixa e suave e gradualmente permitindo que ela se ajustasse à presença deles. Conforme os dias passavam, a cautela inicial de Yuna começou a desaparecer, e ela se aproximou de seus cuidadores. Esse progresso constante sinalizou um avanço significativo na recuperação emocional dela”, relata a equipe do santuário.
E há poucos dias, uma cena emocionante foi registrada: a primeira vez que Yuna pisou num gramado! Ela saiu de seu recinto, com um andar cambaleante ainda, mas pouco a pouco foi demonstrando sua curiosidade. Emocionados, seus cuidadores observaram tudo de longe (assista ao vídeo mais abaixo).
“Resgatar Yuna da guerra na Ucrânia, dar a ela uma segunda chance na vida e agora vê-la sentir o ar fresco e a grama pela primeira vez — é incrivelmente especial e lindo. Sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente, mas ela já está mostrando uma quantidade incrível de coragem e até um pouco de atrevimento, e não poderíamos estar mais felizes”, celebrou o santuário em suas redes sociais.
————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Filhotes de leão vítimas do tráfico e abandonados em estação de trem em meio à guerra da Ucrânia irão para santuário
Foto de abertura: reprodução Facebook The Big Cat Sanctuary