PUBLICIDADE

Em projeto inédito no mundo, tubarões nascidos em cativeiro são soltos no mar

Em projeto inédito no mundo, tubarões-tigre nascidos em cativeiro são soltos no mar

A soltura, ou usando o termo mais técnico, a “introdução”, de animais nascidos em cativeiro na natureza já é uma técnica usada há algum tempo. No Brasil, por exemplo, podemos citar o caso de algumas aves, como a jacutinga e a ararinha-azul. Há ainda o caso da onça-pintada Apoena, que está sendo preparada para ser solto na Amazônia. Todavia, até hoje nunca havia sido tentada a estratégia com tubarões. Mas um projeto inédito no mundo, realizado na Indonésia, está usando esse método para salvar da extinção o tubarão-zebra.

Batizado de StAR, o projeto conduzido pela organização ReShark que conta com a parceira de quase 70 instituições, de 13 países, e 44 centros de reprodução (aquários), irá introduzir, inicialmente, 500 filhotes de tubarão-zebra em uma reserva de proteção marinha em Papua Ocidental, sobretudo na região do arquipélago de Raja Ampat.

Infelizmente, como tem baixa taxa de reprodução natural, especialistas apontaram que as chances da espécie conseguir se recuperar por conta própria era pequena.

A expectativa é que num período de seis a dez anos, com a introdução dos filhotes nascidos em cativeiro, a população que apresentou um declínio alarmante na última década possa prosperar.

“Espera-se que o projeto tenha um efeito dominó. Do ponto de vista ecológico, espera-se que ele aumente a população de tubarões-zebra, e assim, atraia mais turistas também. Claro, isso terá um impacto na melhoria da economia das pessoas e das comunidades locais”, diz George Yarangga, prefeito da cidade de Sorong.

Em projeto inédito no mundo, tubarões nascidos em cativeiro são soltos no mar

Os ovos do tubarão-tigre são enviados por aquários de diversas partes do mundo
(Foto: divulgação ReShark)

O primeiro carregamento de ovos de tubarão-tigre chegou de Sidney, na Austrália, em Raja Ampat, em dezembro do ano passado. A valiosa “carga” recebeu um cuidado especial e após o desembarque passou a ser cuidada no berçário pelos veterinários e biólogos do projeto.

Em projeto inédito no mundo, tubarões nascidos em cativeiro são soltos no mar

Equipes locais cuidam dos ovos e dos filhotes recém-nascidos
(Foto: divulgação ReShark)

As primeiras solturas de tubarões-zebra

Após anos de planejamento, em meados de março, o grande momento chegou! Kathlyn e Charlie foram os dois primeiros tubarões-zebras a serem soltos no mar.

“Eles voltaram para seus lares legítimos, nas águas mornas e nos prósperos recifes da vizinha Lagoa Wayag, onde amadurecerão e, eventualmente, partirão para o mar aberto, na esperança de restaurar a população mais ampla de tubarões-zebra do Indo-Pacífico para uma vida autossustentável”, celebrou a equipe da ReShark em suas redes sociais.

E há poucos dias foi a vez de Audrey, na imagem que abre este post, conhecer seu novo lar e explorar as águas cristalinas de Raja Ampat.

“Ficamos com Audrey por quase 3 horas, onde acompanhamos ela explorando os diferentes habitats dentro da lagoa – sob as saliências rochosas, ao longo dos fundos rasos de areia, nos manguezais e junto aos recifes. Até breve Audrey!”, escreveu a organização numa postagem esta semana.

Todos os tubarões receberam marcações e serão monitorados pelo projeto daqui por diante para que se tenha certeza de sua perfeita adaptação na vida livre.

Considerado ameaçado de extinção, o tubarão-zebra (Stegostoma fasciatum) é encontrado em todo o Indo-Pacífico tropical. Inofensivo, nada lentamente e durante o dia pode ser avistado facilmente no fundo do mar. Quando jovens possuem o corpo claro com listras verticais pretas, semelhantes às de uma zebra. Já os adultos adquirem o padrão característico da espécie, corpo claro com manchas escuras.

 

Foto de abertura: Indo-Pacific Films and Photography

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE