PUBLICIDADE

Câmera captura imagem raríssima de tigresa com três filhotes

Câmera captura imagem raríssima de tigresa com três filhotes

Maior de todos os felinos do continente asiático, o tigre é um animal de hábitos solitários. Mas há um momento na vida desses seres em que esse comportamento é diferente. Nos primeiros anos de vida dos filhotes, quando eles ficam ao lado da mãe. Entretanto, cenas como essa são raríssimas de serem registradas, já que a espécie vive em regiões isoladas e precisa de grandes áreas de território.

Todavia, armadilhas fotográficas instaladas em florestas na Tailândia conseguiram documentar, em vídeo, um desses instantes raríssimos: uma trigesa e seus três filhotes. A gravação foi compartilhada há poucos dias pela organização WWF.

“Existem apenas entre 148 e 189 tigres selvagens em toda a Tailândia, então qualquer avistamento é raro e uma tigresa com três filhotes bem desenvolvidos é ainda mais incomum e emocionante. O vídeo foi capturado no Upper Western Forest Complex da Tailândia, uma das duas únicas regiões do país onde os tigres selvagens ainda vagam”, relata a ONG.

A tigresa e seus filhotes aparecem caminhando, calmamente, numa área de floresta fechada e escura.

PUBLICIDADE

“Já vi muitos vídeos de armadilhas fotográficas de tigres, mas este realmente se destaca, é lindo”, diz Rungnapa Phoonjampa, gerente sênior de projetos do WWF-Tailândia. “Muitas pessoas estão dedicando seu tempo e esforço para proteger os tigres da Tailândia, como as equipes de guardas florestais e conservacionistas, e é muito gratificante ver esse tipo de vídeo. Isso nos motiva a continuar!”

Em geral, as tigresas têm entre dois a quatro filhotes a cada dois anos. Caso todos os filhotes morram, ela pode ter uma nova gestação depois de cinco meses.

Filhotes ficam ao lado da mãe até, aproximadamente, os dois anos de vida. A mortalidade juvenil é alta e estima-se que 50% não sobreviva esse primeiro período.

Tigres caçam sozinhos e dependem principalmente da visão e da audição para encontrar suas presas. Um macho pode chegar a pesar quase 300 kg. Assim como outras espécies de animais, marcam seu território através da urina, fezes e vocalizações.

Entre as principais ameaças aos tigres estão a caça ilegal, perda de territórios e conflitos com seres humanos.

Acredita-se que a população global de tigres gire em torno de 4.500 indivíduos, encontrados no sudeste da Ásia, em países como Índia, Nepal, Butão, Rússia e China, além da Tailândia.

Leia também:
Tigres são vistos a mais de 3 mil metros nas montanhas do Himalaia, altitude onde espécie nunca antes foi registrada
População de tigres no Nepal triplica em uma década
Registro de tigresa siberiana abraçando uma árvore é vencedor do Wildlife Photographer of the Year 2020
Tinder pede que usuários retirem selfies com tigres de seus perfis

Foto de abertura: divulgação WWF

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor