As crianças são curiosas por natureza. Desde bem pequenas são grandes pesquisadoras do mundo. Exploram para conhecê-lo. São como pequenos cientistas com enorme interesse por tudo o que as cerca. Deixar que façam suas próprias pesquisas, brincando, fará com que seu repertório de experiências fique cada vez mais rico. E mais: brincar em ambientes abertos é um prato cheio para ampliar essas interações. Na verdade é onde está a maior diversidade de situações para elas explorarem. E, para incentivar e ampliar um olhar investigativo, que tal oferecer a elas uma lupa?
Lupas são objetos simples, de baixo custo, fáceis de encontrar (geralmente em lojas de variedades) e que rendem muitas descobertas. Experimente sair pelo jardim ou mesmo durante um breve percurso pelas calçadas do bairro descobrindo os seres que ali vivem e que geralmente passam despercebidos pelo nosso olhar.
As lupas aumentam o tamanho das coisas e também ajudam a focar. Com elas, as crianças conseguem se concentrar – e por consequência, se acalmar – e encontrar dezenas de seres pequenos, plantas, musgos, folhas em diversos estágios de decomposição, liquens, tatus-bolinha, minhocas, casulos de insetos, cascas de cigarras, e tantos outros inesperados elementos da natureza que sempre surpreendem. Entre o caminho de ida e o de volta, por uma calçada em uma rua movimentada elas podem até encontrar florzinhas minúsculas que abrem ou fecham em pouco tempo.
Além dessas descobertas miúdas, grandes árvores, folhas e flores elas também ganham um novo olhar para seus detalhes e peculiaridades. Então, inclua uma lupa em qualquer bagagem. E que as crianças possam contemplar as árvores, ir da visão micro para a macro e fazer esse percurso do olhar diversas vezes, quantas quiserem, enriquecendo a percepção e alimentando a imaginação, para criar brinquedos e brincadeiras que sejam expressões de sua alma.
Nos encontros organizados por nós no programa Ser Criança é Natural, a lupa está sempre presente. Crianças a partir de 2 anos conseguem muito bem usá-las, com o auxílio dos adultos. Crianças a partir de 4 anos fazem descobertas incríveis e são excelentes investigadores.
Enquanto, as crianças crescem e se desenvolvem externamente, deixe que seu mundo interior se desenvolva também, por meio de brincadeiras simples e não direcionadas, com a natureza.
Depois de sair acompanhado das crianças e de suas lupas, compartilhe suas descobertas com a gente. Comente aqui, no blog. Vamos criar uma rede de pais entusiasmados com a potência da vida que flui na natureza, em seus filhos e também neles próprios.
Fotos: Renata Stort
Oi faz tempo que venho acompanhando as postagens e tudo que eu leio cala tão fundo em mim, sou mãe de duas meninas de 06 e 03 anos, quando passeamos não passa nada desapercebido, é um tatú bolinha, uma joaninha e ai brincamos de inventar histórias sobre suas vidas, se estão indo visitar parentes, ou pra escola do bichinhos rsrs ,estou resgatando a criança que vive em mim atravéz do olhar delas.. depois delas, mesmo andando sozinha na rua jamais deixo de soprar um dente de leão.
Bjus e obrigada pelo lindo trabalho!
Olá Eliete! Que delícia ler seu relato. Realmente as crianças são grandes inspiradoras para o nosso olhar. Que tenhamos muitos dentes de leão para assoprar sempre!
Beijos
Os textos de vocês são perfeitos, traduzem em palavras o que sempre senti. Parabéns pelo trabalho, esse blog é realmente extremamente rico de informações vitais para uma primeira infância saudável. Tenho duas filhas, uma de 2 a outra de 4 anos e o terceiro que chega em março deste ano. Acompanharei vocês daqui pra frente. Obrigado !!!!
Olá!
Sou professora de educação infantil e adoro os artigos da página pois me auxiliam muito na área de relações naturais com meus pequenos!
Obrigada por compartilhar esse conhecimento ?
Hoje realizei uma vivência com lupa com minha turminha de maternal dois, e as descobertas e o envolvimento deles foi bem contagiante.
Meus parabéns pelo trabalho