
*Texto atualizado em 10/09/24
Autoridades mexicanas informaram que o tigre-de-bengala foi capturado na noite da segunda-feira (09/09). O animal apresenta boas condições de saúde.
Segue abaixo a reportagem original.
————
Já são cinco dias de buscas pelo tigre-de-bengala que escapou do Quinta La Fauna Zoo, no município de Reynosa, no México, na fronteira com o Texas, nos Estados Unidos. O sumiço do animal foi notado na manhã da quarta-feira (04/09), quando a equipe do zoológico descobriu a proteção do recinto onde ele vivia danificada.
Logo após a divulgação do ocorrido, o Departamento de Controle e Bem-Estar Animal de Reynosa emitiu um alerta para a população, sobretudo para moradores que estão próximos da área do zoológico, para que tomem cuidado e se avistarem o tigre não se aproximem de jeito nenhum dele e entrem em contato imediatamente com as autoridades.
Do outro lado da fronteira, a cidade texana de McAllen também está em alerta. Ela é separada da fronteira mexicana apenas pelo rio Grande, e o zoológico fica bem perto dele.
O tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris) é o maior felino dentre todas as espécies que existem na Ásia. Um macho adulto chega a pesar 300 kg, atingir até 60 km/hora e saltar cerca de 6 metros, ou seja, o ser humano não tem nenhuma chance de sobreviver diante de um animal como este, caso ele se sinta ameaçado ou esteja faminto.
No domingo, começaram a ser colocadas jaulas com armadilhas para atrair o tigre nas imediações do zoológico. O temor de entidades de proteção animal é que o tigre acabe sendo morto. Em 2022, quatro chimpanzés foram mortos após fugirem de um zoológico na Suécia. O caso teve grande repercussão mundial. Na época, a alegação foi que os primatas poderiam se tornar perigosos e colocar em risco da vida dos humanos, por isso decidiu-se por sacrificá-los.
———-
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Mais um urso é morto da Itália e abate revolta organizações de proteção animal
Lêmure desaparece do Zoológico de São Francisco, na Califórnia, e é encontrado num parque infantil
Chapo, o lince que nasceu para ser selvagem: após repetidas tentativas de fuga, zoológico alemão solta o “rebelde” na floresta
Foto de abertura: Clovis Wood Photography on Unsplash