PUBLICIDADE

Autoridades da Turquia tentam repatriar filhote de gorila encontrado dentro de caixa em avião

Autoridades da Turquia tentam repatriar filhote de gorila encontrado dentro de caixa em avião

No final de dezembro, uma caixa de madeira, no mesmo modelo das usadas para transporte de animais, com furos nas laterais, encontrada dentro da área de carga de um avião da companhia Turkish Airlines, levantou suspeitas entre a equipe da alfândega do Aeroporto Internacional de Istambul, na Turquia. A desconfiança tinha razão de ser. Dentro dela havia um filhote de um gorila-das-montanhas, que pertence à espécie Gorilla gorilla, considerada criticamente ameaçada de extinção pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

O avião estava fazendo uma parada em Istambul, vindo da Nigéria e tendo como destino final Bangkok, capital da Tailândia. A fiscalização no aeroporto se intensificou mais recentemente porque o país está se tornando um importante ponto da rota aérea internacional e por isso, mais utilizado por traficantes de animais silvestres.

Já a Tailândia é um dos principais corredores usados por criminosos para enviar animais para os mercados asiáticos da China, Vietnã e Taiwan, onde eles são vendidos por altos valores, seja para colecionadores, lojas de bichos de estimação ou ainda, zoológicos ou locais de atrações turísticas.

Desde que foi apreendido, o gorila, com cerca de cinco meses, está sob os cuidados do Ministério da Agricultura, das Florestas e da Conservação da Natureza e Parques Nacionais, que o encaminhou ao Polonezkoy Zoo, em Istambul. Inicialmente ele apresentou sinais de estresse, mas nas últimas semanas ganhou peso e tem demonstrado um comportamento mais calmo.

PUBLICIDADE

A intenção das autoridades turcas é que o gorila seja repatriado para a Nigéria. Mas para isso, são necessárias várias negociações, entre os governos dos dois países e ainda, representantes da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES), entidade que dá parecer sobre essas questões.

Recentemente foi realizada uma votação online, promovida pelo próprio Ministério da Agricultura e Florestas da Turquia para escolher um nome para o filhote, que acabou sendo batizado pelos internautas como Zeytin, que significa Azeitona, em português.

*Com informações da Türkiye Today, Associated Press e Daily Sabah

———————–

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Tailândia repatriará para Madagascar quase mil lêmures e tartarugas, apreendidos com traficantes

Tráfico de animais silvestres aumenta ameaça de novas pandemias e expansão para comércio digital impõe risco ainda maior à humanidade
PF faz operação contra tráfico de animais no Rio e descobre participação de servidores públicos
Mais de 80 animais são encontrados em malas em aeroporto da Tailândia, entre eles, um panda-vermelho

Operação internacional apreende milhares de animais vivos e partes de outros mortos

Foto de abertura: divulgação Ministério da Agricultura e Florestas da Turquia (T.C. Tarım ve Orman Bakanlığı)

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor