
Há poucos dias o presidente da França, Emannuel Macron, visitou a Catedral Notre-Dame, em Paris, para conhecer de perto o trabalho de renovação feito ao longo dos últimos cinco anos, após o incêndio de grandes proporções, em abril de 2019, que atingiu essa que é uma das mais famosas igrejas do mundo.
Notre-Dame será reaberta ao público no sábado, 7/12, que poderá ver de perto como ficou a catedral francesa, que além de ter tido partes reconstruídas, como a torre principal e o domo da madeira, passou por uma grande limpeza, incluindo a de seus vitrais. Com isso, o que se pode ver agora é um ambiente muito mais iluminado.
Mas além da tão aguardada restauração da Notre-Dame, toda a região em seu entorno passará por uma renovação, segundo anúncio feito pela prefeitura de Paris. O projeto, um investimento de 50 milhões de euros, prevê a construção de uma enorme área verde e o plantio de 160 árvores.
Já os jardins na face sul da catedral, assim como as árvores existentes, serão integrados a esse novo parque, adicionando 1.800 m2 a mais de área verde no local.
“A renovação integrará a natureza e o [rio] Sena mais completamente na área”, afirmou a prefeita Anne Hidalgo. “Essa transformação visa destacar melhor nossa bela catedral e fazer justiça a ela, respeitando sua história.”
Outra mudança que acontecerá será a transformação de um estacionamento que existia no subsolo em uma área para pedestres, que incluirá café, banheiros e uma livraria, assim como um novo acesso, único, às criptas da catedral.
O projeto deve ser feito em duas fases, a primeira a ser iniciada em meados de 2025, com término previsto para 2027, e a segunda, que deverá acabar em 2030.

Foto: divulgação prefeitura de Paris/Bass Mets
————————–
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Prefeita de Paris mergulha no Rio Sena para provar pureza da água, a nove dias das Olimpíadas
Parisienses votam para que veículos pesados, como SUVs, paguem o triplo em estacionamentos
Paris apresenta planos para proibir circulação de carros em centro histórico
Avenida mais famosa de Paris vai ficar mais verde: com mais árvores e espaço para pedestres, e menos carros
Foto de abertura: divulgação prefeitura de Paris/Bass Mets