
Após pressão de consumidores e diversas organizações não-governamentais, como a Center for a Humane Economy, com a campanha Kangaroos Are Not Shoes (Cangurus não são para sapatos) e a In Defense of Animals, que estimulou mais de 15 mil pessoas a enviar e-mails ao CEO da Adidas, Bjørn Gulden, exigindo o fim do uso do couro de canguru, a marca de produtos esportivos informou durante sua reunião de acionistas recentemente que deixou de comprar a pele desse animal para produzir seus produtos.
“Esta é uma vitória monumental para os cangurus e um exemplo poderoso de como a advocacia pode impulsionar mudanças positivas”, celebrou Marilyn Kroplick, presidente e CEO da organização. “Durante anos, instamos a Adidas e outras empresas a acabarem com o uso do couro de canguru e, hoje, graças às vozes de nossos apoiadores e aliados, esse dia finalmente chegou.”
“A decisão da Adidas representa um marco histórico na proteção animal e na responsabilidade corporativa”, acrescenta Jennifer Skiff, diretora de programas internacionais do Center for a Humane Economy. “Isso envia uma mensagem clara: compaixão não é concessão. Crueldade não tem lugar no comércio.”
Poucos dias depois do anúncio da Adidas, outra companhia do setor, a japonesa ASICS, divulgou uma nota comunicando que também deixará de fabricar tênis com pele de canguru. “Como desenvolvemos com sucesso alternativas de alto desempenho ao couro de canguru, estamos caminhando para encerrar a produção de produtos que utilizam couro de canguru até o final de 2025”, afirmou a marca.
Em 2023, outras duas grandes multinacionais do segmento, Puma e Nike, já tinham anunciado que o couro de canguru não seria mais utilizado em seus produtos.
Segundo a Proteção Animal Mundial, cerca de 1,6 milhão de cangurus selvagens são mortos na Austrália, por ano, para abastecer a demanda pelo couro.
A matança é realizada durante a noite, quando os animais se tornam mais vulneráveis. Muitos dos tiros disparados não são imediatamente fatais, provocando uma morte lenta e dolorosa, ou ainda, mutilações permanentes. Além disso, filhotes são deixados sozinhos ou então, espancados até a morte porque “não são lucrativos para a indústria”.
“Com os anúncios rápidos da ASICS e da Adidas, estamos testemunhando o desmantelamento de uma cadeia de suprimentos construída com base em derramamento de sangue e a orfandade de filhotes de canguru”, destaca Wayne Pacelle, presidente da Center for a Humane Society. “Os mercados estrangeiros para peles de canguru estão entrando em colapso, e isso só pode ser uma boa notícia para os icônicos marsupiais da Austrália.”
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Foto de abertura: rawpixel/domínio público