As estratégias utilizadas por traficantes de animais silvestres são as mais variadas e inusitadas. Uma delas foi descoberta há poucos dias no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, no Peru, quando um passageiro de nacionalidade coreana, de 28 anos, tentava embarcar com 320 tarântulas, 110 centopeias e nove formigas-bala. As aranhas e os insetos, vivos, estavam dentro de sacos plásticos, e presos, com fitas adesivas, ao abdômen do homem.
Segundo os especialistas do Serviço Nacional de Florestas e Fauna Bravia (SERFOR) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação, que fizeram parte da operação ao lado de autoridades aduaneiras e da Polícia Nacional do Peru, 35 das tarântulas eram adultas, da espécie Pamphobeteus antinous, que é venenosa. Cada uma delas tinha o tamanho aproximado de uma mão.
Já a formigas-bala (Paraponera clavata) recebe esse nome popular porque tem uma picada tão dolorosa que é comparada a um tiro. Em geral, o seu veneno causa a paralisia da parte afetada, tremores e dor extrema.
A fiscalização do aeroporto desconfiou do passageiro porque ele apresentava um volume muito grande ao redor da barriga. Foi pedido então que ele levantasse a camisa e descobriu-se a tentativa de contrabando. O homem, que foi preso, tinha como destino final a Coreia do Sul, mas faria uma escala na França.
Ainda segundo a nota divulgada pela SERFOR, os animais encontrados com o homem são todos nativos da Amazônia peruana, provavelmente da região de Madre de Dios, e as tarântulas são consideradas ameaçadas de extinção. “Todos foram extraídos ilegalmente e fazem parte do comércio ilegal de vida selvagem que movimenta milhões de dólares no mundo”, afirmou Walter Silva, especialista em fauna silvestre.
Nesta época do ano, próximo ao Natal, as autoridades do Peru dizem que há um aumento no movimento do tráfico, já que animais são vendidos para colecionadores ou como bichos de estimação.
—————————
Acompanhe o Conexão Planeta também no nosso canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Tráfico ilegal ameaça 4 mil espécies de plantas e animais, revela novo relatório global
Mulher é presa no aeroporto de Manaus tentando transportar ilegalmente 12 raias vivas
Mais de 80 animais são encontrados em malas em aeroporto da Tailândia, entre eles, um panda-vermelho
Brasileira é pega no aeroporto de Bogotá com 130 rãs venenosas, de espécie em risco de extinção
Ibama apreende 60 ovos de aves silvestres com turista chinês no aeroporto de Guarulhos
Foto de abertura: divulgação SERFOR