“É sem precedentes. A sociedade começa a perceber que as pessoas com síndrome de Down têm muito a contribuir. Mas é um caminho muito longo”. Foi assim que Mar Galcerán, de 46 anos, celebrou sua conquista a se tornar a primeira parlamentar com síndrome de Down na Espanha. Ela foi eleita para ocupar um assento como deputada na Corte de Valência.
A conquista de Mar é resultado de sua determinação de décadas. Desde muito jovem ela se tornou uma ativista pelos direitos das pessoas com necessidades especiais. Há 20 anos se filiou ao Partido Popular (PP) da Espanha.
Formada em Hotelaria e Turismo pela Escola Altaviana de Valência, a espanhola trabalha no serviço público há 26 anos e também foi presidente da Asindown, uma associação para pessoas com Down na Comunidade de Valência.
“Quero que as pessoas me vejam como uma pessoa, não por minha deficiência”, disse ela ao tomar posse do novo cargo.
Pouco a pouco, nas últimas décadas, é possível ver mais e mais pessoas enfrentando o preconceito e a discriminação e correndo atrás dos seus sonhos. Escrevi há alguns anos aqui no Conexão Planeta sobre outra espanhola, Marian Ávila, que sempre quis ser modelo. E por ter se mantido firme ao que queria, virou uma das estrelas da campanha #SoyYo (Sou eu, em espanhol), de uma das lojas mais famosas de seu país, o El Corte Inglés (leia mais aqui).
Outro exemplo do mundo do entretenimento é o ator americano Noah Matthews Matofsky, de 15 anos, que encantou o diretor David Lowery nas primeiras audições para a regravação do filme Peter Pan, lançada em 2023, e que ganhou o papel de Slightly, o líder dos Meninos Perdidos da Terra do Nunca.
Leia também:
Modelo com síndrome de Down e mulheres de “todos os tamanhos, idades e raças” são estrelas da nova coleção da Victoria’s Secret
Ivy Faria, filha de Romário que tem síndrome de down, escreve carta ao ministro da Educação e rebate sua infeliz declaração
Foto de abertura: reprodução Instagram Mar Galcerán