PUBLICIDADE

Anta morre enforcada em armadilha de caça no Parque Nacional de Brasília

Anta morre enforcada em armadilha de caça no Parque Nacional de Brasília

Revoltante, bárbaro, cruel. O que dizer sobre uma notícia como esta? Há poucos dias uma anta foi encontrada morta, enforcada, com um cabo de aço em volta do pescoço, no Parque Nacional de Brasília. O animal foi atraído até o lugar por alimento e caiu na armadilha, feita ao lado de uma árvore. Servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) receberam uma denúncia e foram até o local.

O Parque Nacional de Brasília tem mais de 42 mil hectares e abriga uma das mais importantes áreas de conservação do Cerrado brasileiro. A anta estava perto da região da Cidade Estrutural, que fica bem próximo do seu limite e onde há várias construções de alvenaria e barracos.

Segundo a equipe do ICMBio há uma cerca delimitando a área do parque, mas ela é constantemente arrancada.

“Essa é uma luta constante. Um desafio grande porque a pressão urbana é forte e a tendência é que sempre aumente. Nem sempre as pessoas entendem a importância da preservação”, lamentou a analista ambiental Cibele Barreto, em entrevista ao portal de notícias G1.

Após a necropsia, constatou-se que a anta era um macho, adulto, forte e saudável.

PUBLICIDADE

Agora o caso está sendo investigado. Segundo a legislação ambiental brasileira, matar animais silvestres é crime e a pena para os infratores pode ser de prisão de um ano, além de multa. Como pouquíssimos criminosos são realmente punidos no Brasil e a pena de detenção é curta, bandidos não têm medo de serem pegos.

A anta (Tapirus terrestris) é o maior mamífero terrestre da América do Sul. Pode pesar entre 200 e 300 kg. Herbívora, ela é conhecida como jardineira da natureza pois, ao se alimentar dos frutos das árvores e arbustos, espalha as sementes pelo caminho.

No mundo todo, existem quatro espécies de antas conhecidas pela ciência: a anta-da-montanha (Andes), a anta-centro-americana (América Central), a anta-malaia (Indonésia), além da observada na América do Sul – todas ameaçadas de extinção, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, (IUCN na sigla em inglês).

Anta morre enforcada em armadilha de caça no Parque Nacional de Brasília

Entre as principais ameaças à sobrevivência das antas estão a perda de habitat (desmatamento),
atropelamentos e a caça ilegal

Leia também:
Reserva no Rio de Janeiro onde antas ficaram extintas durante um século ganha seu terceiro filhote nascido no local
Inspirados pelo remake de ‘Pantanal’, pesquisadores criam novela online para contar histórias verídicas (e divertidas) de antas que vivem no bioma
Tião dá um novo e importante passo na longa jornada de recuperação, após início de vida em meio aos incêndios do Pantanal
Anta, a jardineira das florestas, ameaçada de extinção

Foto: reprodução vídeo ICMBio (abertura) e domínio público/pixabay (última)

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor