Em sua 50ª edição, a iniciativa gratuita – USP Aberta à Terceira Idade (UATI) -, da Universidade de São Paulo, realizada na capital e nos campi do interior – Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos -, oferece 5.265 vagas divididas em disciplinas regulares, pertencentes aos cursos de graduação da USP.
Há também atividades complementares, que englobam palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade. A única exigência é que o participante tenha mais de 60 anos.
Dentre os 246 cursos disponíveis, há muitos interessantes como alguns destacados abaixo:
– Gestão de Negócios;
– Instalações Elétricas e Eficiência Energética;
– Propriedade Intelectual;
– Educação Ambiental;
– Técnica Publicitária;
– Ciência Política;
– Produção Audiovisual em Comunicação Digital;
– Gestão de Projetos
– Organização de Eventos Esportivos
Também são oferecidas atividades esportivas exclusivas para idosos como dança circular, ginástica adaptada, musculação, pilates e yoga, além de atividades culturais com especialistas de áreas, como Empreendedorismo e Franquias, Cordel & Cordelista, Oficinas de Memória, Origami, Artesanato e Teatro. Há ainda aulas de viola, violão, piano, guitarra, canto e teoria musical.
Ficou interessado? As inscrições para as disciplinas regulares serão realizadas entre os dias 11 e 15 de fevereiro. As demais atividades complementares têm datas definidas por cada unidade responsável.
A lista completa das atividades e cursos pode ser vista neste link.
Outras informações podem ser obtidas com a coordenação do programa, pelo telefone (11) 3091-9183 ou pelo e-mail 3idade@usp.br.
O programa USP Aberta à Terceira Idade quer se tornar um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público.
Leia também:
Terceira idade com autonomia e sem solidão
Fotógrafo retrata idosos para mostrar que ‘o sorriso não envelhece’
A solidão na cidade e os idosos
Em São Paulo, 97,8% dos idosos não conseguem atravessar a rua no tempo dos semáforos
Foto: domínio público/pixabay
Os cursos da USP são ministradas sómente na Cidade Universitária?
Não, Clara, também em outros campi no interior do estado.
A informação completa está na matéria.
Abraço,
Suzana