PUBLICIDADE

Sete novas espécies de sapos são descobertas no Equador, e nome de uma delas homenageia Leonardo DiCaprio

Sete novas espécies de sapos são descobertas no Equador, e nome de uma delas homenageia Leonardo DiCaprio

Sete novas espécies de sapos e um novo gênero de anfíbio foram descritos por um grupo de pesquisadores internacionais ao norte do Equador, um dos países com a mais rica biodiversidade do planeta. Esses animais têm como habitat florestas de alta e baixa altitude em montanhas da região dos Andes. Segundo os cientistas, o número excepcional de descobertas reforça como é fundamental a conservação desses ecossistemas equatorianos.

Entre as novas espécies encontradas pelos especialistas está um sapo que foi batizado de Phyllonastes dicaprioi, uma homenagem ao ator e ambientalista, Leonardo DiCaprio.

“O impacto de figuras como Leonardo DiCaprio na proteção ambiental é inspirador”, diz Diego Cisneros-Heredia, pesquisador da Universidad San Francisco de Quito (USFQ) e do National Institute of Biodiversity (INABIO). “Nomear uma espécie em sua homenagem é um tributo simbólico à sua contribuição para a conservação“, reforça o pesquisador, coautor do artigo científico publicado no Zoological Journal of the Linnean Society, com as novas descrições.

Entre os diversos apoios de DiCaprio a iniciativas de conservação globais, muitas das quais através da organização que ele fundou, a Re:wild, Diego cita, por exemplo, os esforços recentes nas Ilhas Galápagos (em 2021, o ativista já tinha anunciado investimento de U$ 43 milhões para recuperar vida selvagem no arquipélago).

PUBLICIDADE

O Phyllonastes dicaprioi é um pequeno sapo marrom, marcado com padrões escuros e uma faixa dorsal de cor creme. Esse anfíbio habita florestas montanhosas do sudoeste do Equador, em elevações que variam de 1.330 a 1.700 metros acima do nível do mar.

Já o novo gênero, descrito pelos pesquisadores, foi nomeado de Urkuphryne. Ele é observado ao norte do país. “Esta linhagem evolutiva é distinta de seu grupo irmão, Phyllonastes, devido a características como a presença de dentes vomerianos [similar a um dente no céu na boca], formatos arredondados de pontas dos dedos e um tamanho corporal maior”, revela Diego.

Essa não é a primeira vez que o nome de Leonardo DiCaprio é usado para batizar uma espécie. Em 2022, por seu ativismo para salvar a Floresta de Ebo, nos Camarões, pesquisadores nomearam uma árvore como Uvariopsis dicaprio.

Com milhões de seguidores nas redes sociais – são mais de 60 milhões apenas no Instagram -, Leonardo DiCaprio é uma das vozes mais atuantes na luta pelo meio ambiente e no combate ao aquecimento global em Hollywood. Em 2014, ele foi nomeado pela ONU como Embaixador pela Paz e desde 1998, a Re:wild financia projetos ao redor do mundo para a proteção da biodiversidade, assim como pelos direitos dos povos indígenas, além de promover o desenvolvimento de soluções inovadoras contra os extremos climáticos. Em 2019, ele também se juntou à Earth Alliance, como contamos nesta outra reportagem

Além de Diego Cisneros-Heredia, fizeram parte da pesquisa sobre os novos anfíbios do Equador Jhael A. Ortega, da Pontifícia Universidade Católica do Equador (PUCE), e principal autor do artigo, Andrés Romero-Carvajal, Leonardo Negrete e Santiago R. Ron (PUCE) e Jeffrey D. Camper (Universidade Francis Marion).

———————–

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
ONG de Leonardo DiCaprio lança campanha por doações para combate a incêndios na América do Sul
Ivete Sangalo, Leonardo DiCaprio e Morgan Freeman, entre outras celebridades, criam abelhas e inspiram fãs

Foto de abertura: Archivo Instituto Nacional de Biodiversidad INABIO, Ecuador

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor