PUBLICIDADE

Ivete Sangalo, Leonardo DiCaprio e Morgan Freeman, entre outras celebridades, criam abelhas e inspiram fãs

O ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio se tornou apicultor em 2016 para aliviar o stress, aconselhado pelo namorado de sua mãe, David Ward, e nunca mais largou o hobby engajado. 

“David é apicultor nas horas vagas e disse que é uma ótima maneira de se perder em seu próprio mundo”, contou, revelando que não demorou muito para construir colmeias no jardim de sua casa em Los Angeles.

A atriz Scarlet Johannsson vivia dizendo ao colega Samuel L. Jackson: “Precisamos salvar as abelhas!”. Então, quando ela se casou com o ator Ryan Reynolds, Jackson lhe deu uma colmeia de presente. Era o que faltava para que ela descobrisse o que fazer por esses incríveis polinizadores

PUBLICIDADE
Scarlett Johansson já se preocupava com as abelhas quando ganhou uma colmeia de um ator amigo / Foto: reprodução do Instagram

ex-jogador britânico David Beckham, descobriu a apicultura durante o isolamento devido à covid-19 e levou o hobby tão a sério que, tempos depois, lançou uma linha completa de mel – a marca é DB’s Stick Stuff -, que também vende livros de receitas.

O ex-jogador britânico David Beckham transmitiu sua paixão pelas abelhas para os filhos Romeo, Cruz e Harper / Foto: reprodução do Instagram

Flea, baixista da banda Red Hot Chilli Pepers, conheceu a apicultura em 2015 com a intenção de contribuir para restaurar a população de abelhas no planeta e, logo – o que poderia ser apenas um hobby – tornou-se um projeto sério.

O baixista Flea, da banda Red Hot Chili Peppers, andava preocupado com o destino das abelhas quando aderiu à sua criação / Fotos: reproduções do Instagram

Hoje, cada uma das três colmeias que mantém em sua casa, em Los Angeles, tem 60 mil abelhas. De vez em quando ele aparece nas redes sociais com seu traje de apicultor cuidando de sua coleção, que carinhosamente chama de Abelhas Flea. E incentivando seus fãs a fazer igual.

Reprodução contra a ameaça de extinção

Já o ator Morgan Freeman, talvez o mais famoso amante de abelhas entre as celebridades internacionais, cria abelhas desde 2014, quando transformou sua fazenda de quase 50 hectares, no estado do Mississipi (EUA), em um santuário de abelhas selvagens, introduzindo cerca de 30 colmeias para estimular sua reprodução (contamos aqui).

Morgan Freeman transforma sua fazenda em um santuário para as abelhas

Tornou-se ativista ao descobrir a importância de preservar a sobrevivência desses polinizadores, que no mundo todo, sofrem ameaça de extinção. E, ao contrário de Beckham, não tem intenção de colher o mel ou de perturbar as colmeias. 

“Há um esforço para trazer as abelhas de volta ao planeta. Nós não percebemos que elas são a fundação do crescimento, da vegetação, da alimentação”, diz

Em sua fazenda, o ator plantou árvores frutíferas e diversas espécies de flores silvestres, como lavandas e magnólias, para estimular a polinização e fornecer alimentos para os insetos.

Abelhas contra a pobreza

Devido a seu apelido – que ganhou quando muito jovem devido ao hábito de usar um sweater preto e amarelo, com listras em forma de arco – , não é de estranhar que o músico e cantor britânico Sting também ame as abelhas. “Elas são polinizadoras essenciais e vitais para a conservação e nossa sobrevivência”, destaca ele.

O músico Sting é patrono da organização Bees for Development, que atua para reduzir a pobreza por meio da apicultura / Foto: reprodução Instagram

Em sua fazenda no Reino Unido, entre a grande variedade de animais e insetos que mantém, lá estão elas em suas colmeias. Sting também é patrono de uma organização sem fins lucrativos – Bees for Development -, que atua para reduzir a pobreza por meio da apicultura. 

Abelhas sem ferrão

Na pandemia, a cantora baiana Ivete Sangalo já estava completamente apaixonada pelas abelhas sem ferrão (nativas do Brasil) o marido, o nutricionista Daniel Cady, convive com elas desde criança por causa do avô e do tio conservacionistas – quando declarou, em entrevista em 2022, que já tinha oito mil indivíduos: “Lá em casa, a gente fez como se fosse um quiosque para elas”.

Ivete Sangalo e Daniel Cady em frente ao meliponário da família / Foto: reprodução/TV

Ivete se referia ao Meliponário Sangallo e Cady que os mantêm na mansão na Praia do Forte, litoral norte da Bahia, em área de Mata Atlântica. Tudo começou com uma colônia, presenteada por um amigo. Depois veio mais uma, mais uma e, hoje, são 50 colmeias, todas da espécie Uruçu Nordestina (Melipona scutellaris).

No Instagram, Ivete Sangalo mostra as colmeias da família em meio a um enxame inofensivo de abelhas sem ferrão / Foto: reprodução TV

No Brasil existem mais de 250 espécies de abelhas nativas sem ferrão, sendo 550 cadastradas em todo o mundo, segundo a Embrapa, responsáveis pela polinização de frutas, vegetais e da flora, com participação importante na manutenção de florestas.

Abelhas nativas sem ferrão / Foto: reprodução TV

Inspiração

Não importa de que forma as abelhas entraram em suas vidas, nem porque permanecem, mas há um ponto em comum entre todos os artistas destacados neste post: a intenção de informar e influenciar fãs a cerca da importância de proteger estes insetos tão preciosos e, quem sabe, inspirá-los a ter seus meliponários, fortalecendo a população de abelhas pelo mundo. 

Em 2021, muitas foram as reportagens realizadas com Ivete e Daniel, o que inspirou a criação da Uruçu Nordestina no estado. Esse era um dos desejos do casal.

E a ideia de inspirar, não tem nada com “virar moda” porque moda é passageira, efêmera, mas, sim, transformar a criação de abelhas num movimento local e/ou mundial.

E você? Também cria abelhas? Se não, tem vontade? Se sentiu inspirado/a pelas histórias contadas aqui? Conhece mais alguém famoso que também se rendeu à essa criação? Conte aqui.
_____________

Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.

Foto-montagem: imagens de divulgação

Com informações de The Sun, GeesBees, Delish, G1, Glamurama e de alguns perfis no Instagram

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE