Leonardo DiCaprio anuncia investimento de milhões para recuperar vida selvagem das Ilhas Galápagos

Leonardo DiCpario anuncia investimento de milhões para recuperar vida selvagem das Ilhas Galápagos

Considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco, Galápagos é um arquipélago com treze ilhas, espalhadas em quase 8 mil km2, na costa do Equador. Esse paraíso é um dos mais intocados habitats de vida selvagem do planeta, referência de estudo para muitos pesquisadores e local que teve extrema importância para a elaboração da Teoria da Evolução, do naturalista inglês Charles Darwin.

Foi também o escolhido para abrigar o primeiro projeto do recém-lançado movimento global, Re:wild, que conta com o apoio do ator americano e ativista ambiental Leonardo DiCpario.

“A vida selvagem está em declínio. Degradamos três quartos de todos os lugares selvagens e levamos mais de 1 milhão de espécies à beira da extinção. Mais da metade das áreas selvagens restantes da Terra podem desaparecer nas próximas décadas se não agirmos de forma decisiva. É por isso que hoje estou honrado em apoiar o lançamento do Re:wild – para proteger o que ainda é selvagem e ajudar a restaurar o resto”, escreveu DiCaprio em suas redes sociais.

O projeto, com duração estimada em dez anos, terá um investimento de U$ 43 milhões, mais de R$ 225 milhões, e contará com a parceria do Parque Nacional Galápagos, Island Conservation e comunidades locais. Entre as prioridades da iniciativa estão a restauração da Ilha de Floreana e a reintrodução de treze espécies que foram praticamente extintas, entre elas, a tartaruga gigante de Floreana e o mimão de Galápagos.

Será desenvolvido também um programa de reprodução em cativeiro para a iguana rosa na Ilha Isabela. Atualmente restam apenas 300 indivíduos da espécie (leia mais sobre as iguanas do arquipélago aqui).

“Re:wild oferece uma visão ousada para ampliar e dimensionar as soluções locais lideradas por povos indígenas e comunidades locais, organizações não governamentais, empresas e agências governamentais, para ajudar a aumentar seu impacto positivo em todo o mundo. Porque não precisamos reinventar o planeta, precisamos apenas recriá-lo”, acredita DiCaprio.

Para o lançamento do projeto, o ator emprestou suas redes sociais para a veterinária e especialista em restauração Paula Castaño, que trabalha em Galápagos, e quem ele conheceu quando visitou o arquipélago. Com isso, ela conseguirá falar sobre esse importantíssimo projeto de conservação para os mais de 48 milhões de seguidores do ativista no Instagram, 19 milhões no Twitter e 18 milhões no Facebook.

“O tempo está se esgotando para muitas espécies, especialmente nas ilhas onde suas pequenas populações são vulneráveis e ameaçadas. As iguanas cor de rosa de Galápagos, os pássaros selvagens Floreana e outros animais selvagens podem se perder para sempre sem ação. Precisamos de investimentos catalíticos como o anunciado hoje para replicar nossos sucessos em Galápagos e em outros lugares”, afirma Paula.

Leonardo DiCaprio é uma das mais fortes e conhecidas vozes em Hollywood na luta pela conservação ambiental e no combate ao aquecimento global. Em 2014, foi nomeado pelas Nações Unidas como Embaixador pela Paz e desde 1998, a fundação que criou e leva seu nome, financia projetos ao redor do mundo para a proteção da biodiversidade, assim como pelos direitos dos povos indígenas, além de promover o desenvolvimento de soluções inovadoras contra os extremos climáticos. Em 2019, ele também se juntou à Earth Alliance, como contamos nesta outra reportagem.

Leia também:
185 filhotes de tartarugas são descobertos em malas em aeroporto de Galápagos
Navios de pesca chineses ameaçam biodiversidade de Galápagos
Pesquisadores identificam 30 novas espécies de invertebrados marinhos em Galápagos
Depois de salvar sua espécie da extinção em Galápagos, Diego irá se aposentar

Montagem: fotos divulgação Re:wild e reprodução Facebook Leonardo DiCpario

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em “Leonardo DiCaprio anuncia investimento de milhões para recuperar vida selvagem das Ilhas Galápagos

  • 19 de maio de 2021 em 9:18 AM
    Permalink

    Tão indiscutível é o valor desse cara que até mesmo Deus o aplaude.

    Resposta

Deixe uma resposta