Se é um privilégio ver de perto uma orca, imagine então uma raríssima, branca! Pois foi isso o que aconteceu com turistas na costa sul da Califórnia, nos Estados Unidos.
A bordo de pequenos barcos, eles faziam um passeio de observação de cetáceos com a empresa Newport Coastal Adventures, quando se depararam com um grupo de orcas, conhecido como CA216, e um de seus mais novos membros, “Frosty”.
A orca tem essa cor porque possui uma condição genética muito rara, o leucismo. Ela não é totalmente branca, sua cabeça e nadadeiras são escuras.
Essa característica física tão única é provocada por um gene recessivo e a coloração branca acaba predominando e fazendo com que as orcas, que normalmente são pretas, nasçam brancas, com ausência de melanina na maior parte do corpo. Diferente do albinismo, esses animais não têm os olhos vermelhos e não sofrem outros problemas.
Frosty foi avistada pela primeira vez há três anos e ainda é considerada uma filhote. Segundo especialistas, apesar da coloração diferente, ela é bem acolhida por seu grupo.
Todavia, essa não é a primeira vez que se uma orca branca é avistada nos oceanos. Em 2012, um adulto assim foi filmado na costa da Rússia.
Quem é a orca?
Entre os leigos, ela é mais conhecida como orca. Já para os cientistas, é a killer whale (baleia assassina, em inglês). A origem deste último nome é baseada na observação de cientistas, que notaram que o animal caça baleias.
Apesar de algumas vezes ser chamada de “baleia”, a orca (Orcinus orca) pertence à família dos golfinhos – o maior deles, por isso mesmo, suas características físicas são bastante semelhantes com a de seus primos. Como outros cetáceos, ela pode ser identificada individualmente pelos cientistas por causa de marcas naturais e diferenças no tamanho e formato das nadadeiras.
Os machos geralmente são maiores que as fêmeas. As orcas chegam a medir entre 5 a 9 metros de comprimento e podem pesar até 5.400 kg. Até hoje, o maior macho já achado media 9,8 metros e tinha mais de 9 kg.
O ciclo de vida das orcas é muito similar ao dos humanos. As fêmeas atingem a maturidade por volta dos 15 anos. O período de gestação dura entre 15 e 18 meses e em geral, nasce um filhote a cada cinco anos. O índice de mortalidade é muito alto: entre 37% e 50% deles morre antes de completar o primeiro ano de vida.
A longevidade das orcas fêmeas é de 50 anos, todavia, muitas delas chegam a viver até os 100
(Foto: NOAA on Unsplash)
Leia também:
Filhotes de baleias muito raros, semi-albinos, são avistados no litoral sul do Brasil
Em registro inédito no mundo, beija-flor branco é avistado em reserva de proteção na Bahia
Lontra ‘albina’ é registrada no sul do Pantanal, às margens do rio Aquidauana, e encanta guia e fotógrafo
Pesquisadores encontram ave raríssima, nunca vista antes no litoral do Paraná: um guará branco
Foto de abertura: reprodução vídeo Newport Coastal Adventures/Facebook