A Austrália possui um dos maiores números de aves do mundo. É habitat de cerca de 830 espécies e quando levado em conta as ilhas vizinhas, quase um em cada dez dos 10 mil pássaros vivos do planeta estão naquele lado do mundo. E aproximadamente 45% deles são endêmicos dali, ou seja, só existem lá e em nenhum outro lugar do planeta. Mas infelizmente, uma em cada seis espécies australianas está ameaçada de extinção.
Para chamar a atenção sobre essas lindas criaturas que colorem nossas vidas, enchem nossas florestas e quintais de sons, têm um importante papel no meio ambiente e o quanto precisamos protegê-las, o jornal The Guardian promove a cada dois anos, em parceria com a Birdlife Australia, uma competição para eleger a “Ave do Ano”.
Essa é a quarta edição do concurso e como nas vezes anteriores, 50 candidatos concorrem ao título de 2023. Internautas do mundo inteiro são convidados a votar através do site do The Guardian.
A cada dia acontece uma nova rodada de votação, já que as aves com menos votos são eliminadas diariamente. E não é preciso escolher o mesmo pássaro sempre. A cada dia pode ser um diferente, afinal todos são lindos.
A votação terminará na quinta-feira, 5 de outubro, à meia-noite, para as dez aves finais. A vencedora será anunciada na sexta-feira, 6 de outubro.
E aí, corre lá e escolhe a sua favorita!
Leia também:
A belíssima cacatua cor-de-rosa é rebatizada e deixa para trás infeliz nome ligado ao extermínio de indígenas
Aves ganham minúsculas mochilas solares para ajudar monitoramento e salvar espécie da extinção na Austrália
Disco com cantos de aves em risco de extinção bate Taylor Swift, ABBA e Mariah Carey na parada dos mais ouvidos da Austrália
Mosaico de abertura: Limosa lapponica à esquerda, no topo (pixabay/creative commons), Erythrura gouldiae, à direita, no topo (pixabay/creative commons), Petroica rodinogaster à esquerda, abaixo, (Francesco Veronesi from Italy, CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons) e Alisterus scapularis, embaixo, no canto direito (pixabay/creative commons)