Disco com cantos de aves em risco de extinção bate Taylor Swift, ABBA e Mariah Carey na parada dos mais ouvidos da Austrália

Disco com cantos de aves em risco de extinção bate Taylor Swift, ABBA e Mariah Carey na parada dos mais ouvidos da Austrália

A Austrália possui um dos maiores números de aves do mundo. É habitat de cerca de 830 espécies e quando levado em conta as ilhas vizinhas, quase um em cada dez dos 10 mil pássaros vivos do planeta estão naquele lado do mundo. E aproximadamente 45% deles são endêmicos dali, ou seja, só existem lá e em nenhum outro lugar do planeta. Mas infelizmente, uma em cada seis espécies australianas está ameaçada de extinção.

Para chamar a atenção sobre este fato alarmante, foi lançado no final de ano um disco com canções de 53 dessas aves, que podem deixar de existir. Com 24 minutos de duração, “Australian Bird Calls – Songs of Disappearance” tem em suas faixas os “cantos de cacatuas, o zumbido de pássaros, uma sinfonia bizarra de aves marinhas e o canto assombroso de um dos últimos papagaios noturnos restantes”.

A ideia para o CD surgiu após ser divulgado, em dezembro, um Plano de Ação para a Proteção das Aves na Austrália. Comparado com o relatório elaborado há uma década, o novo levantamento indica que atualmente existem 216 espécies em perigo de extinção, em comparação a 195 em 2011. Segundo os autores da análise, mais de 90 pássaros são afetados pelos extremos climáticos, como secas extremas e incêndios florestais.

A obra é uma colaboração entre um dos principais editores do plano estratégico, Stephen Garnett, professor de conservação da Universidade Charles Darwin, na Austrália, David Stewart, um dos mais famosos especialistas em cantos de aves do país, que cedeu as gravações dos cantos, e o casal de instrumentistas clássicos Anthony Albrecht e Simone Slattery. Juntos eles finalizaram o belíssimo disco, que – para surpresa de todos -, chegou ao topo na parada australiana.

“Conseguimos! Graças ao seu incrível apoio, alcançamos o 3º lugar nas paradas ARIA, à frente de Taylor Swift, ABBA, Mariah Carey e Michael Bublé”, comemoraram Albrech e Slattery, no site da Bowebird Productions, produtora do disco. (vale lembrar que Mariah Carey e Michael Bublé subiram no ranking por causa de suas famosas e tradicionais músicas de Natal).

O disco também está disponível para download. O valor é $10, ou cada faixa custa $1.11. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas será doado para a organização BirdLife Australia.

“A faixa-título celebra a incrível diversidade da paisagem sonora australiana e destaca o que podemos perder se não agirmos”, afirmam os idealizados da iniciativa.

Abaixo, um vídeo com ilustrações e cantos de algumas aves que aparecem no CD:

Leia também:
Com vídeos de seus “visitantes” na varanda, australiana conquista milhões de fãs no TikTok
Onze aves entram na Lista Vermelha de espécies ameaçadas de extinção no Reino Unido: total chega a 70
Cerca de 48 espécies de mamíferos e aves são salvas da extinção graças a esforços de conservação, entre elas, algumas brasileiras
Uma em cada oito aves do planeta está em risco de extinção

Ilustração: divulgação

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta