
Não é de hoje que se sabe que diversas espécies de pássaros ‘decoram’ seus ninhos com peles de cobras – a mudança de pele nas serpentes faz parte de um processo natural e não é difícil encontrar essa antiga epiderme, seca, na natureza. Mas por que as aves escolheriam exatamente a pele desse animal no futuro lar de seus filhotes? Já existiam várias hipóteses levantadas, mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, decidiu ir a campo e descobrir o real motivo pelo qual elas fazem essa opção.
Além de analisar outros estudos, para comparar dados e informações, os pesquisadores colocaram dois ovos de codorna dentro de mais de 60 caixas-ninho e 80 ninhos inativos de tordo-americano (Turdus migratorius) ao redor da Monkey Run Natural Area, em Ithaca. Alguns ninhos receberam peles de cobra e outros não.
A ideia era que as caixas-ninhos reproduzissem os ninhos feitos em ocos de árvores, já que estudos anteriores demonstraram que as peles de cobras eram mais utilizadas neles do que em relação aos ninhos abertos, montados em galhos.
Durante duas semanas, a cada três dias, o grupo ia até os ninhos e checava os ovos. Além disso, foram instaladas câmeras próximas aos locais para registrar a ação de outros animais. As imagens revelaram que pequenos mamíferos e predadores de aves visitaram os ninhos abertos, enquanto apenas pequenos mamíferos – principalmente esquilos voadores – estiveram nas caixas-ninho.
“Se você estivesse em uma dessas caixas-ninho e tivesse pele de cobra, você teria uma chance muito maior de sobreviver àquele período de 14 dias”, disse Vanya Rohwer, pesquisador associado do Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Escola de Agricultura e Ciências da Vida de Cornell e principal autor do estudo.
Com essa constatação, os cientistas afirmam que não há dúvida de que pássaros usam pele de cobra em seus ninhos para evitar ataques.
“O que as cobras comem? Elas comem muitos ratos e pequenos mamíferos”, reforça Rohwer. “Achamos que uma história evolutiva de interações prejudiciais entre predadores de pássaros de pequeno porte, frequentemente comidos por cobras, deve ter feito com que esses predadores tenham medo de pele de cobra dentro de um ninho. E isso pode mudar seu processo de tomada de decisão sobre se eles vão ou não entrar em um ninho.”
*Com informações e entrevistas contidas no texto de divulgação da Cornell University
——————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Pássaros podem estar ficando com olhos menores por causa das luzes urbanas
Após séculos de suspeitas, estudo inédito confirma: os pássaros nos trópicos são mais coloridos
Sempre se acreditou que aves machos cantavam mais. Até que mulheres cientistas começaram a estudar os pássaros…
Foto de abertura: Barbara Taylor/Macaulay Library