PUBLICIDADE

Parque Nacional do Iguaçu: a estrada não é o caminho!

Parque Nacional do Iguaçu: a estrada não é o caminho!

Se aprovado o Projeto de Lei (PL) 984/2019, todos os parques brasileiros correrão um enorme risco de destruição! De autoria do deputado Vermelho (PSD/PR), a proposta defende a reabertura da Estrada do Colono, fechada há mais de duas décadas por decisão judicial.

A rodovia, de cerca de 18 quilômetros, foi desativada em 2001 por “ameaçar a integridade do Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do Paraná, e a segurança nacional pela proximidade com a tríplice fronteira”. Na época, a estrada era usada como rota de contrabando entre Brasil, Paraguai e Argentina.

O PL 984/2019 é uma manobra sórdida para desviar a decisão do Poder Judiciário. Se aprovado, pode colocar em risco o título de Patrimônio da Humanidade do Parque Nacional do Iguaçu, assim como aumentar a violência na região e também, trazer uma grave ameaça a espécies locais, algumas em perigo de extinção, como o a onça-pintada (leia mais aqui).

Como já houve decisão em última instância impedindo abertura de estradas em unidades de conservação, o deputado Vermelho (PSD-PR) quer contornar o Judiciário, propondo uma nova categoria de Unidade de Conservação. E isso poderá abrir um precedente para rasgar áreas protegidas de todos biomas… Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, o Pampa e o Pantanal.

PUBLICIDADE

O deputado – que é da base e do mesmo partido do governador do estado, Ratinho Júnior, que se mantém coniventemente alienado da questão – propõe reabri-la. A justificativa? “Restaurar relações socioeconômicas e turísticas na região” (PL 984/2019).

Mas o deputado esquece que a maior restauração já foi feita: quando fechada, a estrada começou a sumir… a mata se regenerou, voltou a unir dois lados do parque importantes para a manutenção da biodiversidade num dos últimos remanescentes da Mata Atlântica.

Nós vamos deixar que nossos parques nacionais sejam rasgados?

Leia também:
Parque Nacional do Iguaçu em perigo! Projeto de estrada que corta a reserva ao meio, em pauta na Câmara dos Deputados
Bolsonaro reforça apoio a deputado que quer reabertura de estrada que corta o Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu celebra nascimento de três filhotinhos de onça-pintadaNúmero de onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu aumenta 70% em apenas seis anos

Imagem: divulgação movimento #EstradaRasgaParqueNão

Comentários
guest

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sandra
Sandra
3 anos atrás

Políticos ecologicamente incorretos dormem, sonham e acordam com essas idéias mirabolantes e prejudiciais à fauna e flora, focados no seu próprio umbigo e empenhados em seus interesses e conveniências, nem sempre LEGAIS. Já temos um Meio Ambiente pela metade porque a parte roubada dele jamais será inteira de novo. Animais atropelados não se regeneram porque estão mortos. Haja Deus.

FRANCISCO MARIANO PEREIRA
FRANCISCO MARIANO PEREIRA
3 anos atrás

É impressionante como essa gente tenta passar a baiada na nossa biodiversidade!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor