
Após uma investigação feita pela equipe de inteligência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), uma operação foi deflagrada no domingo (30/03) na popular Feira de Duque de Caixas, no Rio de Janeiro, para combater o tráfico ilegal de animais silvestres. Durante a ação nove pessoas foram presas, entre elas um adolescente, e levadas para a sede da Polícia Federal.
Os fiscais apreenderam ainda dezenas de espécies de animais que seriam comercializadas, entre elas jabutis, iguanas, um filhote de mico, pássaros – como um pixoxó (Sporophila frontalis), ameaçada de extinção, e 170 caranguejos. Esses últimos estavam abaixo do tamanho mínimo permitido por lei para comercialização e segundo o Ibama, “mantidos de forma inadequada, amarrados com fios de plástico, caracterizando maus-tratos.”
Das pessoas levadas para a delegacia, apenas três permaneceram presas e agora vão responder por receptação e associação criminosa. No total, foram aplicadas multas de R$ 270,5 mil.

Foto: Daiane Cortes/Ascom-Ibama
Os animais apreendidos foram encaminhados para um centro de reabilitação e os caranguejos soltos em uma área de conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Além da fiscalização em Duque de Caxias, na Bahia o Ibama também intensificou nas últimas semanas o combate a cativeiros e criadores irregulares de animais silvestres. Batizada de Operação Gênesis, ela se concentrou na região de Irecê e de Feira de Santana. Em apenas dez dias, foram aplicados 42 autos de infração e emitidas multas que totalizaram aproximadamente R$ 500 mil.
Assim como no Rio de Janeiro, a operação na Bahia resultou na apreensão de aves, quelônios e serpentes, mantidos ilegalmente. Algumas das espécies estão entre as mais procuradas pelo mercado internacional do tráfico de animais.
“O tráfico de biodiversidade é um dos principais problemas ambientais no Brasil. A cada ano, cerca de 60 mil animais silvestres são recebidos nos centros de triagem geridos pelo Ibama; aproximadamente metade desse total é apreendida em operações contra o tráfico da fauna, tanto nacional quanto internacional”, revela o Ibama.

Foto: Daiane Cortes/Ascom-Ibama
O órgão ressalta que a população pode ajudar na luta para acabar com essa atividade criminosa. Denúncias devem ser feitas pela Linha Verde (0800 061 8080) ou pelo portal FalaBR.

Foto: Daiane Cortes/Ascom-Ibama
———————-
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
20 mil animais são apreendidos em operação global contra o tráfico de vida selvagem, plantas e madeira
Suspensão de Trump a financiamentos de programas em outros países coloca em risco combate ao tráfico internacional de animais
Ibama faz apreensão de animais silvestres e ovos de aves com passageiros tentando sair do Brasil
Operação na Argentina desmantela poderosa rede ilegal de caça
Mais de 80 animais são encontrados em malas em aeroporto da Tailândia, entre eles, um panda-vermelho
Foto de abertura: Daiane Cortes/Ascom-Ibama
Isso tem que acabar, cadeia pra eaaea criminosos covardes.