Diante da alarmante crise ambiental que muitos países amazônicos enfrentam tentando combater incêndios florestais, consequência de uma grave seca e estiagem, a Re:wild lançou uma campanha mundial em que se compromete a dar o mesmo valor recebido por cada doação em prol do combate às queimadas no Peru, na Bolívia e no Brasil. A organização foi criada pelo ator e ambientalista Leonardo DiCaprio, em parceira com um grupo de cientistas que trabalham pela conservação ambiental.
“Todas as doações de até US$ 500 mil serão equiparadas para apoiar nossos parceiros nesses países, profundamente afetados por incêndios causados principalmente pela pecuária e atividades humanas relacionadas. O dinheiro será usado na compra de equipamentos, alimentos, itens de primeiros socorros, para mitigar os incêndios e ajudar a treinar brigadistas em comunidades de áreas protegidas e territórios indígenas“, explica a Re:wild.
No Brasil, os recursos arrecadados com a iniciativa serão destinados à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e o Fundo Casa, dentre outros. Desde 2019, a Re:wild já apoiou mais de 50 organizações locais no país.
Nas últimas semanas a Re:wild tem usado suas redes sociais para chamar a atenção sobre os incêndios na América do Sul. Mais da metade do continente foi coberta por fumaça. “Da Floresta Amazônica ao Gran Chaco, os incêndios desta temporada quebraram recordes em toda a região. Esses ecossistemas e os povos indígenas que os habitam, alguns deles isolados, enfrentam sérias ameaças à sua existência devido às queimadas, a maioria delas iniciada ilegalmente pela indústria pecuária”, denuncia a ONG.
Com milhões de seguidores nas redes sociais – são mais de 60 milhões apenas no Instagram -, Leonardo DiCaprio é uma das vozes mais atuantes na luta pelo meio ambiente e no combate ao aquecimento global em Hollywood. Em 2014, ele foi nomeado pela ONU como Embaixador pela Paz e desde 1998, a Re:wild financia projetos ao redor do mundo para a proteção da biodiversidade, assim como pelos direitos dos povos indígenas, além de promover o desenvolvimento de soluções inovadoras contra os extremos climáticos. Em 2019, ele também se juntou à Earth Alliance, como contamos nesta outra reportagem.
——————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Leonardo DiCaprio apoia campanha que pede compromisso dos presidenciáveis com o meio ambiente, os povos indígenas e o clima
Por seu ativismo para salvar floresta nos Camarões, Leonardo DiCaprio é homenageado com nome de nova espécie de árvore
Xingu em chamas! Terra Indígena Capoto-Jarina, no Mato Grosso, tem mais de 10% de sua área devastada pelo fogo
Governo federal anuncia R$ 514 milhões para combater incêndios florestais em todo o país|
Entre junho e agosto 31,5 milhões de toneladas de CO2 foram emitidas pelas queimadas na Amazônia
Foto de abertura: reprodução Facebook Leonardo DiCaprio e Ricardo Stuckert/PR (incêndio)