PUBLICIDADE

O esforço comovente de uma mãe macaco-prego para cuidar do filhote nascido com problema

O esforço comovente de uma mãe macaco-prego para cuidar do filhote nascido com problema

São vários os exemplos da natureza de mães que nunca desistem de seus filhotes, mesmo depois de mortos. Em 2018, uma orca comoveu o mundo após ficar dias empurrando o corpo do filhote, sem vida na região de Seattle, no estado de Washington, como mostramos nesta outra reportagem. Mesmo quando eles nascem com problemas, fêmeas de diversas espécies fazem o que podem para salvá-los.

Uma dessas situações foi acompanhada por pesquisadores brasileiros. No meio da floresta no Parque Nacional do Ubajara, no Ceará, uma fêmea de macaco-prego-amarelo (Cebus libidinosus) foi observada carregando seu filhote nas costas. Algo comum para esses animais, todavia, os cientistas perceberam que o filhotinho tinha uma problema na perna.

Segundo os pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Tatiane Valença e Tiago Falótico, a suspeita é que o filhote era um recém-nascido, com menos de um mês de idade. Não havia sinais de fraturas ou ferimentos externos na perna esquerda, então ele provavelmente já nasceu com alguma má-formação, que o impedia de usá-la.

Como não conseguia usar a pata para se firmar nas costas da mãe, constantemente ela parava e o ajeitava em seu corpo. Em outros momentos, quando a fêmea estava quebrando cascas de frutas com uma pedra, ela foi vista levantando o rabo, um comportamento incomum para um macaco-prego, já que esse movimento só é feito no chão para aumentar a alavancagem.

De acordo com os pesquisadores, o levante da cauda pode ter sido um esforço para evitar que o bebê caísse durante as manobras abruptas.

Além da mãe, outro membro do grupo, também carregava o macaquinho em suas costas.

O esforço comovente de uma mãe macaco-prego para cuidar do filhote nascido com problema

Durante o período de observação do grupo, a fêmea foi batizada de Baleia e o filhote de Balaio
(Foto: Tatiane Valença)

“Os macacos-prego tendem a demonstrar muito interesse pelos recém-nascidos, abordando-os, cuidando-os, olhando-os com atenção e até beijando-os nos lábios. Balaio foi bem recebido pela mãe e outros membros do grupo, como qualquer outro filhote”, contou Tatiane ao site Newsweek.

Infelizmente, apesar do esforço da mãe e de outros membros do grupo, Balaio acabou morrendo. Não se sabe se foi após uma queda.

“Não temos certeza do que causou a morte, mas provavelmente uma queda. Vimos o filhote um dia antes de percebermos sua morte. Ele estava perfeitamente bem. Após o óbito, examinamos o corpo. A pele ao redor do olho esquerdo estava descolorida e inchada, favorecendo a hipótese de que a morte foi decorrente de um trauma. Então, a deficiência dele pode ter contribuído para a morte”, disse a pesquisadora.

Horas após sua morte, a mãe continuava carregando o corpo do filhote. Uma imagem comovente. Entretanto, nenhum outro macaco adulto do grupo chegou perto dele. Apenas quatro juvenis se aproximaram e demonstraram curiosidade.

O esforço comovente de uma mãe macaco-prego para cuidar do filhote nascido com problema

A mãe carregando o filhote já sem vida
(Foto: Tatiane Valença)

Em um artigo científico publicado no jornal Primates, os cientistas sugerem que a dificuldade de carregar indivíduos incapacitados e mortos pode ter contribuído, de alguma forma, para a evolução da bipedalidade (andar sobre duas patas) em alguns primatas.

*Com informações dos site Phys.org e Newsweek Science

Leia também:
Bebê chimpanzé que conquistou corações nas redes sociais é encontrado morto nos braços da mãe, no zoológico de Kansas, EUA

Ao lado da mãe e outros oito macacos de sua família, filhote volta à floresta, após todos serem resgatados de zoológico ilegal
Nascem dois filhotes de mico-leão-preto, espécie símbolo de São Paulo, e uma das mais ameaçadas do mundo
Dois anos depois é descoberto mistério de fêmea de gibão que teve um filhote mesmo vi
vendo sozinha…

Foto de abertura: Tatiane Valença

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE