Como é que é? Pois bem, é isso mesmo que você leu acima. Uma nova espécie de sapo acaba de ser descoberta e seu coaxar se assemelha ao granar de um pato selvagem. O anfíbio com a vocalização inusitada foi encontrado próximo a Gandhigram, na região da Reserva do Tigre Namdapha, na Índia, uma área de proteção e considerada rica em biodiversidade.
Batizado de Nidirana noadihing, o nome científico da nova espécie é inspirado no rio Noa-Dihing, existente ali.
“Este sapo recém-descoberto cresce até seis centímetros e é caracterizado por uma linha de cor creme clara no meio do corpo e com um padrão de canto único que consiste em duas ou três notas”, afirma Deepak Veerappan, herpetologista da Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido. “Inicialmente ouvimos pela primeira vez o chamado em um pântano perto do rio Noa-Dihing, que é bastante semelhante às espécies de patos selvagens, como “quá… quá… quá”, que nunca ouvimos antes”.
As expedições ocorreram no período da noite, quando esses animais são mais ativos, entre 6 hora da tarde e meia-noite. Essa é a terceira espécie a ser descrita na região. O trabalho foi financiado pela National Geographic Society.
“Como a nova espécie habita áreas pantanosas, a conservação de tais habitats dentro da área protegida e seu entorno é crucial. A adição de três novas espécies de anfíbios no espaço de um ano sublinha a riqueza biológica da região e sinaliza a necessidade de uma maior exploração na paisagem hiperdiversificada de Namdapha-Kamlang”, diz Veerappan.
*Com informações e entrevistas do artigo do site da Universidade de Wolverhampton
Leia também:
No meio do coaxar de dezenas de espécies, o ouvido bem treinado de um apaixonado pela natureza descobre nova espécie de perereca
Descoberta nas montanhas da Tanzânia nova espécie de sapo que não coaxa, mas tem espinhos na garganta
A ‘balada’ dos répteis e anfíbios na Amazônia
Foto de abertura: divulgação University of Wolverhampton