PUBLICIDADE

Nobel de Medicina vai para pesquisadores de estudo que permitiu criação da vacina contra a covid

Nobel de Medicina vai para pesquisadores de estudo que permitiu criação da vacina contra a covid

Os vencedores do Nobel de Medicina foram anunciados esta manhã em Estocolmo. O prêmio em 2023 foi para os pesquisadores Katalin Karikó e Drew Weissman por suas descobertas sobre modificações na base da estrutura do mRNA e que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes contra a Covid-19.

Nascida na Hungria, Katalin é vice-presidente da farmacêutica BioNTech RNA e professora da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Já Weissman é americano e também atua na mesma instituição, onde ocupa o cargo de diretor do Penn Institute for RNA Innovations.

“Sempre foi um sonho, mas eu nunca imaginei que aconteceria”, disse Weissman ao saber da notícia.

“As descobertas dos dois ganhadores do Nobel foram críticas para o desenvolvimento de vacinas eficazes contra a Covid-19 durante a pandemia que começou no início de 2020. Através das suas pesquisas inovadoras, que mudaram fundamentalmente a nossa compreensão de como o mRNA interage com o nosso sistema imunológico, os laureados contribuíram para o processo sem precedentes de desenvolvimento de vacinas durante uma das maiores ameaças à saúde humana na era moderna”, afirmou a Academia Real de Ciências da Suécia.

PUBLICIDADE

Sucintamente, a vacina de RNA é composta por um RNA mensageiro, uma sequência genética que codifica a produção de uma proteína, que estimula a produção de anticorpos neutralizantes contra um vírus. Apesar do termo e da tecnologia serem novos para o público em geral, ela já é estudada há décadas e existem outras vacinas que fazem uso dela, como por exemplo, a da herpes zoster.

“Várias outras vacinas contra o SARS-CoV-2, baseadas em diferentes metodologias, também foram
rapidamente introduzidas e, em conjunto, mais de 13 bilhões de doses foram aplicadas globalmente. As vacinas salvaram milhões de vidas e preveniram doenças graves em muitas mais, permitindo que as cidades reabrissem e voltassem às condições normais. Através de descobertas fundamentais sobre a importância das modificações de bases no mRNA, os laureados com o Nobel contribuíram criticamente para este desenvolvimento transformador”, ressaltou o comitê do Nobel.

Em 2021, Katalin e Weissman, ao lado de outros pesquisadores, foram escolhidos “Heróis do Ano” pela revista Time (leia mais aqui).

Os cientistas dividirão o prêmio de 11 milhões de coroas suecas, pouco mais de 5 milhões de reais.

A cerimônia de entrega da premiação acontecerá na capital da Suécia, em 10 de dezembro, aniversário da morte do seu idealizador, o industrial e filantropo sueco Alfred Nobel (1833-1896).

As indicações ao Nobel podem ser feitas por algumas pessoas específicas, membros de alguns órgãos e entidades, parlamentares, professores universitários, acadêmicos e ex-recebedores do título, mas a lista completa com o nome dos nomeados é sempre mantida em segredo por 50 anos.

Nos próximos dias serão revelados os vencedores do Nobel de Física, Química, Literatura, Paz e Economia.

Ilustração de abertura: © The Nobel Committee for Physiology or Medicine / Mattias Karlén

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor