Entre as principais ameaças para animais de grande porte nos oceanos está a colisão com embarcações. E provavelmente esta foi a causa da morte de uma baleia-sei (Balaenoptera borealis), de 13 metros de comprimento e 20 toneladas, que chegou morta no porto de Brooklyn, em Nova York (EUA), presa na proa de um navio de cruzeiro, no sábado (04/05).
A companhia de cruzeiros MSC, proprietária do navio Meraviglia, no qual a baleia foi encontrada, alertou as autoridades locais logo após a descoberta da carcaça do animal. Em nota, afirmou ainda que toma todas as medidas necessárias para evitar colisões com baleias.
Também chamada de baleia-boreal, a espécie está ameaçada de extinção e é a terceira maior da família Balenopterídeo. Em geral ela prefere águas mais profundas, longe da costa.
A carcaça foi rebocada até a praia de Sandy Hook, em Nova Jersey, onde ficaria mais fácil a realização de uma necropsia. A baleia era um macho, adulto, aparentemente saudável.
“O exame revelou evidência de trauma tecidual ao longo da região da escápula direita e fratura da nadadeira direita. O trato gastrointestinal da baleia também estava cheio de comida. A maioria dos outros órgãos também foram amostrados para toxicologia e outros estudos de história de vida. As amostras foram coletadas e serão enviadas para análise histopatológica. As amostras de tecido e osso coletadas ajudarão os biólogos a determinar se a interação com o navio ocorreu pré ou post mortem”, informou em nota a Atlantic Marine Conservation Society, responsável pela autópsia.
Nesta época do ano, Agência de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) alerta embarcações para reduzir a velocidade na costa leste do país e ficarem alertas caso alguma baleia seja observada em área próxima.
O navio Meraviglia tem mais de 300 metros de comprimento, 15 andares e pesa 170 toneladas
Foto: Estormiz, CC0, via Wikimedia Commons
————————-
Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Baleia-franca-do-atlântico-norte tem corda de pesca presa na boca; espécie está à beira de extinção
Primeiro filhote de baleia-franca-do-atlântico-norte da temporada morre após colisão com navio
Filhote de baleia-franca encontrado morto em praia de Florianópolis deve ter sido vítima de colisão com barco
Foto de abertura: Michael McKenna- Marine Mammal Stranding Center