PUBLICIDADE

Nasce em centro de reprodução filhote de pangolim de uma das espécies mais ameaçadas do mundo

Nasce em centro de reprodução filhote de pangolim de uma das espécies mais ameaçadas do mundo

Pesando apenas 141 gramas, a delicada fêmea de pangolim-chinês (Manis pentadactyla) nasceu no último dia 1o de julho no Prague Zoo, na capital da República Tcheca. Sua chegada foi muito celebrada já que ela é apenas o segundo filhote nascido nesse que é o único centro de reprodução em cativeiro da espécie da Europa. O pangolim é o mamífero mais traficado no mundo.

A filhotinha foi gerada naturalmente pela fêmea Run Hou Tang e o macho Guo Bao, doados ao zoológico de Praga pelo Taipei Zoo, de Taiwan, em 2022. É deles também o outro pangolim, nascido há menos de dois anos, Šiška.

“Esse segundo bebê pangolim europeu nasceu cinco dias depois do esperado. Esta data foi calculada a partir da nossa experiência com o nascimento de Šiška. Isto está de acordo com o fato dele ser mais pesado, visivelmente mais desenvolvido e mais ativo”, revelou Miroslav Bobek, diretor do zoológico tcheco.

Há oito espécies de pangolins no mundo: quatro na África e quatro na Ásia. Todas elas estão incluídas no Anexo I da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), o nível mais elevado de proteção internacional.

PUBLICIDADE

Três das espécies asiáticas, incluindo o pangolim-chinês, são consideradas criticamente ameaçadas de extinção, ou seja, um estágio antes de desaparecer da natureza. Por isso é tão importante a reprodução em cativeiro, para garantir que existam populações saudáveis e seguras fora da vida livre.

Graças ao trabalho de reprodução feito no Prague Zoo, por exemplo, é que após 200 anos, os cavalos-de-przewalski voltaram a galopar nas estepes do Cazaquistão. A espécie foi extinta na região e só recentemente é que indivíduos que viviam em Praga e em um zoológico de Berlim foram levados para lá para serem reintroduzidos.

Nasce em centro de reprodução filhote de pangolim de uma das espécies mais ameaçadas do mundo

O pequenino pangolim: o segundo nascido até hoje na Europa em cativeiro
Foto: divulgação Prague Zoo

Pangolim: a sobrevivência da espécie ameaçada pelo tráfico

Único mamífero coberto por escamas, constituídas por queratina, a mesma substância dos nossos cabelos e unhas, o pangolim alimenta-se exclusivamente de formigas e térmitas. Essa pequena criatura que, quando assustada, se enrola numa bola para se proteger, não representa nenhuma ameaça para os seres humanos. Por outro lado, o homem é a sua principal ameaça.

Estima-se que, na última década, um milhão de pangolins tenham sido retirados de seu habitat e mortos para atender a demanda de países da Ásia, sobretudo, China e Vietnã. Nesses lugares sua carne é considerada uma iguaria e suas escamas usadas na medicinal tradicional chinesa.

Nasce em centro de reprodução filhote de pangolim de uma das espécies mais ameaçadas do mundo

Um dos grandes desafios da reprodução em cativeiro do pangolim é que ele precisa de condições muito especiais para se reproduzir e isso dificulta o processo fora da natureza
Foto: divulgação Prague Zoo

——————-

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Único pangolim preto e com maior cauda dentre todas as espécies é flagrado por armadilha fotográfica
China retira escamas de pangolim de lista de ‘ingredientes’ permitidos para uso na medicina tradicional
Com petição e imagens chocantes, World Animal Protection conclama governos a proibirem comércio de animais selvagens
ONU faz apelo aos governos para que proíbam o comércio de animais silvestres a fim de evitar futuras pandemias

Foto de abertura: divulgação Prague Zoo

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor