PUBLICIDADE

“Mate-o, esmague-o”, diz nova campanha para tentar combater inseto invasor nos Estados Unidos

"Mate-o, esmague-o", diz nova campanha para tentar combater inseto invasor nos Estados Unidos

2014 foi a primeira vez que a mosca-lanterna-pintada (Lycorma delicatula) foi registrada em território americano. Suspeita-se que o inseto tenha vindo para o país junto com produtos importados, como carregamentos de madeira. Desde que foi vista em Berks, na Pensilvânia, há nove anos, ela ja se espalhou para outros 14 estados da costa noroeste.

Originário da China, esse inseto que não tem predadores locais, devora vorazmente plantações de mais de 70 espécies de plantas, entre elas, ornamentais e frutíferas, como videiras, macieiras, pereiras, cerejeiras, além de carvalhos e nogueiras.

No outono, as fêmeas colocam entre 30 e 50 ovos. E agora, com a chegada da primavera nos Estados Unidos, autoridades do Departamento de Agricultura estão fazendo uma nova campanha alertando a população para combater o inseto invasor. “Mate-o, esmague-o, esmague-o, apenas se livre dele”, ressaltam.

Com cerca de 2,5 cm, o inseto que se parece com uma mariposa tem pintas em suas asas, com cores vermelhas, pretas, bege e branca, além do corpo amarelo. É inofensivo para animais e seres humanos, mas os prejuízos econômicos que causa são enormes.

PUBLICIDADE
"Mate-o, esmague-o", diz nova campanha para tentar combater inseto invasor nos Estados Unidos

Apesar de não fazer voos longos, esse inseto coloca ovos em massa em praticamente qualquer tipo de superfície: troncos de árvores, móveis, veículos, brinquedos deixados ao ar livre.

A recomendação é que quando encontrados, os ovos devem ser cuidadosamente esmagados, para se ter certeza de que foram mortos.

Além disso, especialistas também recomendam que a população se certifique que não há nenhuma mosca-lanterna-pintada ou seus ovos em roupas, carros e trailers para evitar que a espécie invasora consiga chegar a novos estados.

Leia também:
Espécie exótica, endêmica ou invasora? Se você não souber a diferença, a gente explica!
Apesar de destruição de ninho no ano passado, uma nova vespa gigante asiática é avistada em Washington, nos EUA
Mais um estado tenta liberar cultivo do panga, espécie exótica invasora que coloca em risco a biodiversidade local
Madrid fará abate e esterilização de periquitos para reduzir superpopulação da ave invasora
Um é invasor, outro é nativo. Adivinha quem está ganhando a batalha?

Fotos: divulgação Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor