PUBLICIDADE

Madrid é primeira cidade da Europa a proibir carros poluentes no centro da cidade

Madrid é primeira cidade da Europa a proibir poluentes no centro da cidade

Que exemplo! A capital da Espanha agarra a liderança na era da mobilidade urbana sustentável e, a partir de hoje (30/11), proíbe a circulação de veículos poluentes na área central. Só poderão transitar ali aqueles com zero emissão de carbono.

A medida é a primeira do chamado Plan A de Calidad del Aire y Cambio Climático e tem como principal objetivo priorizar o transporte público, as bicicletas e os pedestres no coração de Madrid. Com isso, outros benefícios importantes virão: a melhoria da qualidade do ar, a diminuição da poluição sonora e a redução das emissões de gases poluentes, que contribuem para o aquecimento global. A previsão é que a emissão de dióxido de nitrôgeno (NO2) seja reduzida em 40%.

A campanha da prefeitura ressalta que a área de Madrid Central tem uma oferta farta de transporte público. São 70 linhas de ônibus e seis de metros, mais 57 estações de aluguel de bicicletas elétricas, as BiciMAD, e quase 6 mil vagas subterrâneas para estacionamento de carro.

PUBLICIDADE

Pelos cálculos do departamento de trânsito da capital espanhola, atualmente, são realizadas cerca de 2 milhões de viagens diárias no centro. Deste total, 1,2 milhão, quase 60%, já é feita com transporte público, outras 550 mil a pé e 230 mil de carro, aproximadamente 11%. Ou seja, a população não sofrerá um grande impacto com a restrição imposta a partir de hoje. Mas sua saúde sim!

A nova medida só irá abrir exceção para os residentes da área central, pessoas com mobilidade reduzida e serviços de segurança e emergência.

As regras começam a valer já a partir desta sexta, mas apenas em janeiro as multas começarão a ser aplicadas.


Peça publicitária da campanha Madrid Central

Leia também:
Madrid pede para homens “fecharem as pernas” no transporte público
Paris, Madrid, Cidade do México e Atenas dão adeus a carros a diesel
Temos 10 anos para abandonar carros movidos a combustíveis fósseis, ou o jogo acabou para o clima
Novos táxis pretos de Londres serão todos elétricos
Cidades alemãs poderão proibir carros a diesel
França e Reino Unido proíbem venda de carros a gasolina e diesel a partir de 2040

Imagens: divulgação Madrid Central 

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor